Projeto fotográfico conta histórias de pessoas a partir de seus livros favoritos
Um projeto que tem objetivo de contar as histórias de personagens que os livros não mostram: os seus próprios leitores. Essa é a ideia do ‘História além da capa’, uma série de fotografias sensível que procurar tornar viva a memória de desconhecidos por meio de seus livros prediletos em uma página do Facebook.
Criada pelo publicitário carioca Bruno Lacerda e pelo fotógrafo Ricardo Wolf, a página publica três fotos semanais de um entrevistado junto ao seu livro predileto e mostra como a história de vida do participante se relaciona com o enredo das páginas que está lendo.
“Queria que fosse um exercício de empatia, porque acredito que quando alguém se dispõe a ouvir uma história já é um grande diferencial. Acho que hoje em dia ninguém mais escuta, as pessoas só querem falar. Então é legal propor uma leitura sobre vidas e sobre experiências”, explica Bruno sobre o principal propósito do projeto.
- Noxus chega com tudo: confira o trailer explosivo da Temporada 1 de League of Legends
- Estes são os principais fatores de doenças cardíacas que podem ser evitados
- Como a doença de Alzheimer pode ser desencadeada pelo vírus do herpes
- CIEE contabiliza 76,2 mil vagas de estágio em janeiro
Hoje não era dia de história, mas essa não podia esperar. Nem sempre um livro precisa de história pra ser importante. A…
Posted by História Além da Capa on Thursday, 12 November 2015
O projeto surgiu de uma percepção de falta de simpatia no mundo. “Eu estava de saco cheio de pessoas. Acho que estou chegando na pré-crise da meia idade, então estava achando todo mundo um saco. Eu precisava de alguma coisa que me fizesse ouvir o que os outros tinham pra dizer, então achei que um projeto como esse seria uma boa ideia”, explicou Bruno, de 25 anos, sobre uma de suas inspirações para construir o projeto.
A página do Facebook, junto com um site, conta histórias de pessoas de todo o país. A ‘História além da capa’ teve início no Rio de Janeiro, mas já reúne relatos de diversas cidades, como São Paulo, Uberlândia e Fortaleza.
Qualquer um que queira relatar sua história e fotografar com seu livro pode solicitar a participação através do e-mail: [email protected].
Em breve o projeto deve-se tornar um livro. A ideia é distribuí-los para os participantes e quem quiser apoiar no processo de crowdfunding.