Como transformar a sua rua num espaço de lazer para as crianças
Já imaginou que delícia seria ter a rua livre aos domingos cheia de crianças brincando e praticando esportes? Pois bem, isso já é possível! Existe uma alternativa barata e eficiente, que pode ser conseguida de maneira simples. São as Ruas de Lazer! Um projeto que autoriza o fechamento das ruas para o trânsito aos domingos e feriados das 9h às 16h. É uma alternativa fácil e barata que alimenta o espírito comunitário por meio das brincadeiras.
Em algumas cidades brasileiras já existem leis e regras claras para fechar as ruas, é o caso de São Paulo e Rio de Janeiro, basta apenas que a comunidade se mostre interessada. Em outras, é preciso garantir uma legislação que defina os procedimentos necessários.
A pesquisa “Mobilidade Urbana” feita anualmente pela ONG Rede Nossa São Paulo revelou em 2015 que 64% dos entrevistados é a favor da abertura de ruas e avenidas aos domingos para o lazer e deslocamento exclusivo de pedestres, ciclistas, skatistas e patinadores.
- Viagem sem crianças: 5 hotéis para aquela escapadinha romântica
- Verão no Brasil sem gastar muito: 5 destinos deslumbrantes e econômicos para fazer em janeiro ou fevereiro
- 5 lugares baratos para viajar fora do Brasil de forma acessível
- Mochileiro pobre? Viajar para esses 9 países cabe no seu bolso
Veja o passo a passo de como transformar a sua rua num espaço de lazer
Se existe legislação na sua cidade:
1 – Escolha uma rua com pouco movimento e que não funcione hospitais, cemitérios, linhas de ônibus, pontos de táxi, feiras ou qualquer tipo de comércio;
2 – Forme um conselho com dez moradores da rua. O conselho será responsável por cuidar da via e zelar pela sinalização (cavaletes) e materiais utilizados nas atividades;
3 – O Conselho deve entregar na Subprefeitura um abaixo-assinado de, no mínimo, 80% dos moradores da via escolhida.
Se não existe legislação na sua cidade:
Procure um vereador ou a prefeitura para propor a criação das Ruas de Lazer.
Que tal convidar os vizinhos para transformar a sua rua em espaço de brincadeira e diversão?