Jogo do Silêncio: para acalmar e exercitar a concentração
Quem disse que fazer silêncio não pode ser uma brincadeira divertida? E mais, uma atividade que também ajuda a criança a se acalmar, relaxar e a usar sua concentração e autocontrole? O Jogo do Silêncio, desenvolvido pela pedagoga italiana Maria Montessori, é uma ótima forma de fazer isso com as crianças.
- Inspirado no método Montessori, ‘pote da calma’ tranquiliza as crianças
- Quarto Montessoriano valoriza autonomia da criança; saiba como fazer
Para fazer, basta convidar a criançada a sentar conformavelmente e fechar os olhos por um breve período de tempo (1 minuto está bom), para que possam prestar atenção em seu próprio corpo e ao ambiente ao redor. Nas primeiras vezes, as crianças menores podem ter mais dificuldade.
“Quando convidamos as crianças ao silêncio, elas se sentem muito bem, pois percebem que são capazes de se controlar e de ouvir sons que antes não ouviam, e isso gera prazer”, explicou Paige P. Geiger, diretora do Centro de Educação Montessori de São Paulo, em entrevista ao UOL.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Algumas creches e instituições de educação infantil estão apostando em práticas semelhantes, como a meditação. No Centro de Educação Infantil Lar de Crianças Ananda Marga, uma creche pública de São Paulo, as crianças recebem aulas de yoga e meditação.
- Creche na periferia de São Paulo oferece aulas de yoga e meditação
- Mente sã, corpo são: Escolas brasileiras aderem à prática de ioga
Com informações de UOL.