10 lições de inovação de grandes empreendedores
Quais as lições que podemos tirar de grandes empreendedores como Mark Zuckerberg (Facebook), Jeff Bezos (Amazon), Steve Jobs (Apple) a Sergey Brin (Google)?
Confira abaixo:
- Como reconhecer a deficiência de vitamina K e seus efeitos no corpo?
- Atletas de final de semana: 5 principais fatores que podem levar à artrose do joelho
- Carnes processadas elevam risco de hipertensão, mostra estudo brasileiro
- Ombro congelado e diabetes: como a doença afeta sua articulação
1- Não ter medo de arriscar
Produtos inovadores precisam ser gerados e lançados, mesmo que signifiquem fracassos ou sucessos. Todos tiveram grandes incertezas em algum momento em suas histórias.
2- Inovar é preciso e não somente no produto
Quanto mais inovações e visão de oportunidade em diferentes partes do negócio maior será a proteção e robustez do modelo criado. Uma ferramenta importante para fazer essa avaliação chama-se Innovation Storming.
3- Conectar os pontos é fundamental
Tenha pessoas criativas trabalhando em diferentes áreas e conecte suas experiências e visões distintas para que possam colaborar com inovações.
4- Formar equipes de alto nível desde o início
Contratar pessoas certas é fundamental para o futuro do negócio principalmente numa startup. Contratar pessoas erradas no começo pode impactar negativamente nos valores desejados pelos empreendedores.
5- Facilite a colaboração e o trabalho em equipe
Grandes projetos são frutos de um grande trabalho em equipe, dificilmente de uma única pessoa
6- Fomente uma cultura incomparável
A cultura da empresa é como um mantra gerencial. Ela é um ativo fundamental para garantir a liderança no mercado, coisa que a concorrência não consegue copiar.
7- Coloque as pessoas certas para fazer as coisas certas
Busque pessoas que podem fazer melhor do que você. Para Zuckerberg, “alguém que é excepcional em sua função não é apenas um pouco melhor do que alguém que é muito bom. Ele é 100 vezes melhor”.
8- Mantenha o motor da inovação ligado
Você deve inovar sempre, nos bons e maus momentos.
9 – Ter senso de urgência e execução
Mover-se rápido, com alta produtividade é fundamental para o sucesso da empresa.
10 – Comunique a inovação
Faça com que as inovações dos seus produtos e serviços cheguem rapidamente aos ouvidos dos clientes.