Estudo aponta quais são as melhores cidades do país para abrir um negócio

Uma pesquisa realizada pela Endeavor mapeou as 32 melhores cidades para se empreender no Brasil, através do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2015. São Paulo, que representa 10% do PIB nacional, lidera a lista, com mais de 60% de todos os investimentos de capital de risco do país.

A superpotência econômica também é a terceira melhor no pilar de Inovação, com a terceira maior proporção de empresas de tecnologia.

Para elaborar o ranking, a Endeavor considerou os seguintes fatores: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora.

Capital Paulista lidera ranking das melhores cidades para abrir um negócio

Em segundo lugar na lista, está Florianópolis (SC), com o melhor capital humano do país, seguida por Vitória (ES). A cidade não é líder em nenhum dos pilares do estudo, mas tem resultados expressivos em todos eles. A capital capixaba é vice-líder em capital humano graças, por exemplo, a larga oferta de Ensino Profissionalizante na cidade: 3,7% da população com mais de 15 anos está matriculada nesses cursos, mais que o dobro da média do estudo, de 1,8%.

A melhor representante do Nordeste é Recife (PE), que aparece na quarta colocação, após apresentar grandes avanços em alguns de seus indicadores. A cidade, 6ª colocada em capital humano, tem a maior proporção de inscritos no Ensino Técnico (5,5% da população acima de 15 anos). Recife também tem impostos mais baixos e processos burocráticos menos complexos do que a média do estudo.

Veja o ranking completo:

Ranking
1 São Paulo (SP)
2 Florianópolis (SC)
3 Vitória (ES)
4 Recife (PE)
5 Campinas (SP)
6 São José dos Campos (SP)
7 Porto Alegre (RS)
8 Curitiba (PR)
9 Joinville (SC)
10 Rio de Janeiro (RJ)
11 Maringá (PR)
12 Ribeirão Preto (SP)
12 Belo Horizonte (MG)
14 Goiânia (GO)
15 Sorocaba (SP)
16 Caxias do Sul (RS)
17 Londrina (PR)
18 Uberlândia (MG)
19 Brasília (DF)
20 Blumenau (SC)
21 Campo Grande (MS)
22 João Pessoa (PB)
23 Aracaju (SE)
24 Salvador (BA)
25 Natal (RN)
26 Manaus (AM)
26 São Luis (MA)
28 Cuiabá (MT)
29 Belém (PA)
30 Fortaleza (CE)
31 Teresina (PI)
32 Maceió (AL)