A maior velocidade no trânsito mata, diz especialista da USP

É pertinente ou não o aumento do limite de velocidade nas vias da cidade de São Paulo? A questão vem ganhando grande destaque nas propostas de governo dos candidatos à prefeitura. Para ajudar no embasamento dessa discussão, conversamos com o especialista Thiago Hérick de Sá, pesquisador da Faculdade de Saúde Pública da USP. Leia suas declarações:

“A maior velocidade no trânsito não apenas causa mais acidentes, mas também causa mais lesões, lesões mais sérias, mata mais e mata sobretudo os mais vulneráveis – crianças, idosos, pessoas com restrição de mobilidade – que são justamente aqueles que menos se beneficiam do espaço público. Não existe cidade saudável, humana e boa para se viver sem a presença de todos nas ruas.

Cidades bem planejadas trazem um enorme ganho para a saúde da população, seja pelo aumento da atividade física seja pela redução da poluição do ar e das lesões de trânsito (…). Isto é verdade para cidades distintas como Copenhagem, Delhi, Sao Paulo e Londres.

São Paulo não pode caminhar na contramão dos consensos mundiais – Habitat-III, Acordos de Paris, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – sobre o que seria uma cidade do futuro, saudável, inclusiva e humana. Também não pode ignorar a evidência científica disponível.

Qualquer decisão política que não tenha como meta a tolerância zero a mortes e lesões no trânsito, nível zero de poluição do ar, e reocupação dos espaços públicos por todos, significará um enorme retrocesso, um andar para trás, aceleradamente.”