Na onda do Uber, BlaBlaCar vem ao Brasil pra suprir caronas em viagens
É preciso repensar sobre mobilidade urbana e nossa relação com automóveis. Repensar o uso e posse de um carro para se deslocar na solidão de um congestionamento é algo necessário até mesmo pela nossa sanidade e não somente pelo meio ambiente e qualidade do ar que respiramos. O bom é que soluções para reverter este cenário já existem pelo mundo e vêm chegando ao Brasil com mais força.
A mais recente das novidades é sobre uma startup francesa de compartilhamento de carona paga que já tem mais de 20 milhões de usuários pelo mundo em 19 países. A BlaBlaCar recentemente recebeu um investimento de US$ 200 milhões para expandir para Brasil e Índia.
A ideia da startup é que as pessoas possam rachar custos entre si em deslocamentos entre cidades e, de quebra, conhecer novas pessoas, reduzir o impacto em poluição e na mobilidade urbana. Entretanto, umas das questões mais claras sobre isto é que quem disponibiliza um lugar no carro para esta carona não pode ter lucro sobre isto, mas somente dividir o custo.
- Dia Mundial Sem Carro: BlaBlaCar tem passagens por R$ 0,50
- ‘Uber’ das motos chega ao Brasil com promessa de corridas mais baratas
- Waze lança app de carona no Brasil; veja outras opções em SP
- ‘Uber das motocicletas’ começa a operar em Belo Horizonte
Com funcionamento simples, a BlaBlaCar cria em seu aplicativo uma comunidade onde o motorista informa dia, hora e trajeto; e, por sua vez, o carona escolhe entre as opções o que melhor se encaixa no deslocamento dele.
Conteúdo via Pegcar | Seu carro compartilhado