‘Passanela’: ajude a tornar a Passarela de Pedestres da Rebouças um lugar mais seguro e agradável de caminhar
O projeto, em captação no Catarse, quer começar por SP para depois transformar todas as passarelas de pedestres do Brasil
E se todas as passarelas de pedestres das cidades do Brasil fossem sombreadas, bonitas e proporcionassem uma experiência agradável para quem passa por elas? É isso que propõe o projeto Passanela, que está em campanha para arrecadação de fundos no Catarse.
Para começar, a iniciativa quer dar uma nova cara para a Passarela da Av. Rebouças (Hospital das Clínicas) e contribuir para que outras também possam ser transformadas. O objetivo da iniciativa é chamar a atenção para a valorização do pedestre, além de tornar sua experiência de passagem mais acessível, segura e confortável.
- Cartilhas gratuitas ajudam a atender bem turistas idosos, LGBTQIA+ e com deficiência
- A maior ponte suspensa de pedestres do mundo fica na Suíça
- ‘Hackathon Paulista’: ajude a construir mobiliários urbanos portáteis para aproveitar a cidade
- Mesa de pingue-pongue itinerante leva vida a praças de SP
Com o dinheiro captado no Catarse, a Passarela da Rebouças vai ganhar pequenas estruturas como bancos, sombras, sinalização e intervenções para melhorar a acessibilidade do local. Além disso, será feito um “Guia de Ativação de Passarelas” para que essas soluções e metodologia possam ser replicadas em qualquer outro lugar.
Hoje a experiência dos usuários com o equipamento é bem negativa. Não há sombra, lugar pra sentar, acessibilidade, nem iluminação. Como liga hospitais ao corredor de ônibus, muitas das pessoas que passam por ali estão fragilizadas e tem dificuldade de locomoção.
O coletivo responsável pela iniciativa é um grupo multidisciplinar de todo o Brasil, com integrantes do Equador e da França (entre eles arquitetos, engenheiros, comunicadores, produtores, advogados, artistas, designers). Seu objetivo é explorar a cidade, localizar problemas e potenciais urbanos, e por fim prototipar e implementar ideias para melhorar a qualidade e o uso dos espaços públicos.