Relatório reúne irregularidades nas calçadas em cidades no Brasil

No total, 2.017 ocorrências foram denunciadas em cerca de 80 municípios do país

Percorrer as ruas de uma grande cidade, em qualquer canto do Brasil, é sempre um grande desafio: buracos, degraus, postes errados, obstáculos de toda natureza, colocam à prova o bem-estar e vigor físico de milhões de pessoas todos os dias.

Em busca de mais acessibilidade aos pedestres, ativistas do Corrida Amiga, com o apoio de outras organizações, criaram a campanha #CalçadaCilada2016 para mapear os problemas de calçadas, avenidas, ruas e praças por meio do aplicativo Cidadera. Com o sistema, que teve a colaboração de pessoas em todo o território nacional, foi lançado um relatório que apresenta as irregularidades nas vias públicas.

Após quatro semanas de ações, a iniciativa chegou a alguns resultados. No total, foram denunciadas 2.017 ocorrências em cerca de 80 municípios de 17 estados, a partir do apoio de 40 organizações parceiras. Entre os comentários mais recorrentes, estão: calçadas estreitas, esburacadas, irregulares, com degraus e obstruídas (por comerciantes, resíduos, entulhos e carros).

A campanha pretende melhorar a acessibilidade no Brasil

Com o apoio de voluntários, a campanha quer pressionar os órgãos responsáveis dos municípios estudados, em SACs, mídias sociais, páginas das prefeituras, para reivindicar um posicionamento em relação aos resultados e solicitar a solução dos problemas.

Agora, o objetivo é reunir metodologias de avaliação da caminhabilidade de várias organizações para colocar em prática um trabalho nacional que estimule a melhoria das calçadas e acessibilidade aos pedestres.

Confira aqui o relatório final do projeto.

Via Mobilize Brasil