Biquíni faz aniversário 70 anos – veja a sua evolução na moda

O biquíni como nós conhecemos já é um vovô que está completando 70 anos. Mas muito antes de chegarmos aos atuais modelos com várias alças trançadas, franjinhas e estampas geométricas, a peça passou por muitas mudanças. E também causou um baita de um furor quando foi apresentado ao mundo conservador dos anos 40.

Na realidade, o traje já havia sido inventado há pelo menos 1700 anos, uma vez que aparece em mosaicos da Villa Romana del Casale, na Itália. Porém, ele só virou um item de moda em 1946, quando foi apresentado em Paris por Louis Reard, um engenheiro que trabalhava em uma loja de lingerie. Ele e o designer Jacques Heim participaram de uma competição para fazer o menor traje de banho do mundo, e enquanto o modelo de Heim foi o primeiro a ser usado na praia, Reard foi quem deu o nome “biquíni”. Na época, as mulheres só usavam maiôs que cobriam o corpo muito mais do que os modelos que usamos hoje.

À esquerda, biquíni em mosaico na Villa del Casale; à direita, Brigitte Bardot em “E Deus Criou a Mulher”

Foi só no final dos anos 50 que a peça realmente começou a se popularizar, e muito disso se deve a Brigitte Bardot: a atriz, cantora e modelo francesa começou a aparecer de biquíni em vários de seus filmes, como “Manina, la fille sans voiles” (1952) e “E Deus Criou a Mulher” (1956). Por causa do sucesso deles, o traje lentamente começou a ser aceito. “O biquíni realmente deu confiança às pessoas”, considerou Kelly Killoren Bensimon, ex-modelo e escritora do “The Bikini Book” , à BBC News. “Ele é o emblema de liberdade. Ele é sobre diversão, sobre brincar, é um estilo de vida. Ele celebra atletas, modelos, dançarinas e pessoas reais”.

O canal Breathless Resorts & Spas fez um vídeo bem legal em que mostra os modelos de traje de banho mais populares de cada década nos últimos 100 anos – e dá para ver bem a evolução do biquíni! Confira: