Especialista é contra o uso de máscara de carvão contra cravos
Quem é minimamente ligado no mundo da beleza já viu ou ouviu falar na máscara facial de carvão. Ela promete remover cravos e deixar o rosto impecável, aparecendo em cada vez mais opções nas prateleiras das lojas. E como vários canais e blogs ensinam, também dá para fazê-la em casa. Precisa de mais algum ingrediente nessa receita para entender por que a técnica é a atual queridinha?
Um dos tutoriais mais famosos do YouTube é o de Josie, do canal beautybyjosiek. A americana ensina a misturar cola branca, carvão em pó e essência de menta, passar a combinação no rosto, esperar secar e então puxar a película grudenta do queixo em direção aos olhos. Essa última etapa parece um tanto desconfortável:
- Ombro congelado e diabetes: como a doença afeta sua articulação
- Olímpia é destino certa para férias em família no interior de SP
- Como manter o equilíbrio alimentar nas celebrações de fim de ano?
- A verdade sobre a vitamina C: entenda quando e como o excesso faz mal ao corpo
E isso não é nada. Há diversos vídeos virais que se popularizaram na internet justamente pela reação de dor extrema. Como este daqui, de uma vlogueira chamada Tiffany:
Em geral, quem testou a máscara garante que viu diferença na pele. No final do vídeo de Josie, por exemplo, ela mostra várias impurezas coladas na película recém-tirada do rosto (pelinhos faciais inclusos). Porém, se a este ponto da matéria você também ficou com vontade de testar a receita, é melhor pensar duas vezes antes.
Andy Millward, esteticista membro da Associação Britânica de Terapia de Beleza e Cosmetologia, desaconselha o uso da máscara de carvão. Em um post na sua página do Facebook, ele compartilhou o aflitivo vídeo de Tiffany, e explicou por que é contra o tratamento de beleza.
“[Essas máscaras] parecem muito danosas. Elas literalmente rasgam a camada mais superficial da pele (e, provavelmente, levam a penugem do rosto junto), então claro que vão deixar um efeito macio e liso”, Millward escreveu. “Sobre todos aqueles ‘cravos’ que a máscara arranca: a maioria dos óleos a serem tirados são filamentos sebáceos, que na verdade são necessários. Eles são substituídos a cada trinta dias para garantir um equilíbrio saudável para a pele. Poros entupidos (cravos) são completamente diferentes de poros com sebo”.
O especialista continuou: “se você usar a máscara uma vez só, a pele provavelmente se recuperará se problemas. Mas o uso contínuo, que tira os óleos naturais da pele a deixa irritada, facilita o aparecimento de outros problemas. Vocês foram avisados!”.