Loja vende jeans com aspecto de sujo e enfurece a internet
De vez em quando, ideias inusitadas fazem sucesso na moda: basta ver o caso dos jeans rasgados. Outras invenções, nem tanto. A calça transparente da Topshop vem recebendo muitas críticas no Twitter. E o jeans com aspecto de sujo da Nordstrom, então, está enfurecendo muitas pessoas na internet.
Sim, a loja americana pôs à venda uma peça “suja” de lama falsa. De acordo com o site, o Barracuda Straight Leg Jeans “personifica” aquele espírito de quem “trabalha duro”. “A cobertura enlameada mostra que você não tem medo de descer e se sujar”, diz a descrição.
A peça está saindo por 425 dólares – cerca de R$ 1.338. O que só aumentou ainda mais o número de críticas nas redes sociais. Muitas pessoas ficaram bravas com o fato de uma loja querer cobrar tão caro por um jeans que tem cara de sujo:
- Brechós em alta: busca por desapegos gera crescimento de lojas online inspiradas na moda sustentável
- Estilista cria loja online de moda especializada em eco fashion
- Inglesa inventa ‘double jeans’ e divide opiniões: essa moda pega?
- Calça que vira shorts causa reações na internet
Além disso, como alguns apontaram, a ideia da loja também pode ser interpretada como bem ofensiva. Como foi o caso do apresentador de “Trabalho Sujo”, programa do Discovery Channel que documenta empregos de condições insalubres. Mike Rowe escreveu um longo texto na sua página do Facebook criticando o lançamento da Nordstrom. “Finalmente – uma calça jeans que parece ter sido usada por alguém que tem um trabalho sujo… Feita para pessoas que não [o] têm. E você pode ter a sua própria peça por 425 dólares”, ironizou.
“Não é lama real. [É lama] falsa. Algo para promover a ilusão de trabalho. A ilusão de esforço. Ou, talvez, para aqueles que realmente compram [esses jeans], a ilusão de sanidade”, Mike continuou. “O Barracuda Straight Leg Jeans não são calças. Não são nem moda. São uma fantasia para pessoas ricas que veem trabalho como irônico – e não icônico”.
Veja abaixo o texto dele completo, em inglês: