Médicos desaconselham truque de beleza que viralizou no Instagram
Cutucar espinhas não faz bem à pele. E mesmo tratamentos caseiros com ingredientes aparentemente inofensivos podem ter efeitos ruins – como usar wasabi para lutar contra a acne.
Quem ensina o truque é a blogueira Farah Dhukai. Em um vídeo no seu Instagram, que já foi visto mais de 3 milhões de vezes, ela aplica a pasta de raiz-forte sobre a espinha, deixa agir por um tempinho e voilà, problema resolvido. Ela promete que a espinha não reaparece, e que o tempero também evita que outros pontinhos apareçam onde ele foi aplicado. “Não estou louca! Funciona mesmo! Aqui está o motivo: sabe por que o wasabi é servido com sushi (além do motivo de ele ser delicioso)? É porque ele é antibacteriano”, explica. “[Ele vem com] vitamina C, cálcio, potássio e fitoquímicos que podem ajudar a fortalecer os antioxidantes no seu corpo”.
Porém, Farah faz algumas advertências. Não é recomendado deixar o wasabi agir na pele por mais de dois minutos, e também não é uma boa ideia aplicá-lo no rosto todo (“ele faz bem apenas para tratamento de acne”, ela aponta). “Como em qualquer tratamento de pele, sempre teste o produto que você vai aplicar, para ver se você tem alergia a algum ingrediente”, sugere. A blogueira ainda avisa que é normal a pele ficar um pouco vermelha depois do uso do tempero, e aconselha: “se você tem pele extremamente sensível, deixe o wasabi por apenas 20 ou 30 segundos”.
- Já ouviu falar de transplante de sobrancelha? Veja curiosidades sobre o procedimento
- Como reconhecer a deficiência de vitamina K e seus efeitos no corpo?
- Atletas de final de semana: 5 principais fatores que podem levar à artrose do joelho
- Carnes processadas elevam risco de hipertensão, mostra estudo brasileiro
No entanto, médicos não recomendam esse truque de beleza. Jeannette Graf, dermatologista, assistente clínica e professora de dermatologia no Mount Sinai Hospital, nos Estados Unidos, disse ao Refinery29 que o tratamento com o wasabi pode causar coceira, irritação e sensação de queimadura. Como uma alternativa estilo faça-você-mesmo para acabar com as espinhas, ela sugere passar vinagre branco com um cotonete. “Isso pode ajudar, já que o vinagre tem propriedades antibacterianas”, esclarece.
Debra Jaliman é outra dermatologista que desaconselhou o wasabi em entrevista ao site. Em vez disso, ela sugere o uso de pasta de dente. Isso porque além do produto também ter compostos antibacterianos, ele também contém bicarbonato de sódio, que balanceia o pH da pele.
Por via das dúvidas, consulte sempre um médico antes de testar um truque de beleza aparentemente milagroso, combinado?