‘Truque’ de lavar o rosto com álcool faz bem mal à pele; entenda
Quantas dicas de beleza maravilhosas a internet já não nos deu? Truques para passar delineador perfeitamente, para a sombra sair impecável, para a base ficar natural… No entanto, também há várias “soluções milagrosas” aparentemente inofensivas que se revelam um grande erro.
No Reddit, a usuária schmisschmina compartilhou um print de uma dica bem perigosa que ela viu no Facebook: lavar o rosto com álcool. “Lave seu rosto com álcool de manhã, ao meio dia, às cinco da tarde e antes de dormir”, dizia o post. “O médico me aconselhou isso e funciona. É senso comum que álcool mata bactérias”.

O site Allure consultou a dermatologista Dendy Engelman sobre o “truque”. E ela disse que o álcool (só é bom para passar em machucados ou para desinfetar as mãos. E não é qualquer tipo de álcool: só aquele farmacêutico.
- Como proteger seu bebê da bronquiolite com medidas simples
- Os sintomas do Transtorno de Personalidade Borderline, que afeta milhões de brasileiros
- Solidão ligada à depressão pode afetar a memória mais do que o isolamento
- Saiba como identificar os sinais da falta de vitamina B12
Já no rosto, a substância pode ser bem danosa. Isso porque ela acaba com a superfície da pele, uma camada protetora essencial. “Como a barreira da pele fica escassa, ela não consegue mais se manter úmida, o que leva à desidratação”, diz Engelman.
Além disso, para quem tem pele oleosa e propensa à acne, o álcool só favorece uma produção maior de oleosidade. E ainda pode resultar em uma dermatite. Passe longe dele!