Sabesp anuncia possível ‘taxa mensal’ para conta de água

A Sabesp, empresa paulista de saneamento, anunciou que pretende adotar uma ‘assinatura mensal’ e fazer com que os clientes do Estado de São Paulo paguem o equivalente ao seu consumo de água mensal. A proposta faz parte da decisão da empresa de rever a sua estrutura tarifária. As informações são da ‘Folha de S.Paulo’.

No atual modelo de pagamento do serviço fornecido pela Sabesp os clientes da Grande São Paulo que consomem 1.000 ou 9.000 mil litros de água por mês pagam o mesmo valor: a tarifa mínima de R$ 41, 28 (R$ 14 de tarifa social para famílias pobres). Os valor só passa a ser proporcional ao gasto a partir de 10 mil litros.

A nova proposta exige que todos os moradores de São Paulo paguem a taxa fixa do serviço e, a partir disso, pague por cada litro consumido

A nova proposta vem para conscientizar os cidadãos da economia de água, já que, no modelo de cobrança atual, os pequenos consumidores de água são afetados diretamente pela medida. Eles pagam o mesmo preço daqueles que são responsáveis por grandes desperdícios de água, como por exemplo, os notáveis gastos na área da agricultura ou em casos de vazamentos.

A nova proposta exige que todos os moradores de São Paulo paguem a taxa fixa do serviço e, a partir disso, pague por cada litro consumido. De acordo com os responsáveis da Sabesp, pode incentivar a economia da água.

A medida será analisada pela estatal e a perspectiva é que nos próximos meses ela seja debatida e possivelmente vigorada.

Leia a matéria completa.