Estudo revela o significado das expressões dos gatos
Medo, alegria, raiva? Descubra alguns sinais que os gatos expressam e você nem faz ideia
Um estudo divulgado por cientistas da Universidade de Lincon, na Nova Zelândia, revela que os gatos possuem expressões faciais que sequer imaginamos. A pesquisa quer desmistificar a ideia de que os felinos são antipáticos.
- Entre sabores e vinhos: Abbraccio promove experiência de menu harmonizado a partir de R$ 139
- Gol e Latam alteraram as regras de bagagem recentemente; você já está por dentro?
- 5 destinos perfeitos para se aventurar no Chile
- 8 passeios imperdíveis em Santos para fazer em família
Para chegar ao resultado, os cientistas analisaram 29 gatos domésticos de um abrigo de animais no Canadá. Com ajuda de um software chamado CatFACS (Sistema de Códigos de Ação Facial), o experimento conseguiu detectar até as mínimas alterações nas expressões dos gatos, sobretudo quando não interagiam com humanos.
Assim, os pesquisadores descobriram que as expressões oscilam entre interações tranquilas, medo e frustração. Ou seja, assim como você, seu bichano expressa sentimentos que vão muito além de felicidade ou tristeza: medo, raiva e ares de consideração (e conspiração) foram algumas das demonstrações avaliadas.
O que dizem os gatos ?
Entre algumas observações do estudo, os cientistas traduzem expressões mais comuns (tome nota!): se seu gato silvar, colocar a língua para fora ou aplainar as orelhas, atente-se já que são gestos que indicam algum tipo de frustração. Já miados altos e a boca muito aberta são sinais de raiva, enquanto o piscar excessivo dos olhos pode indicar medo.
Apesar disso, os cientistas ressalta que os animais, por estarem num abrigo de animais, podem ter sofrido violência que influenciem em seus comportamentos. Explica ainda que pelo fato de alguns animais terem muitos pelos nacara pode afetar os resultados.