Henri Castelli exibe peixe ameaçado de extinção e é denunciado
Na última sexta-feira, 11, o ator Henri Castelli publicou uma foto na praia no seu perfil no Instagram (confira abaixo). Na imagem, ele aparece em uma motocicleta com um peixe na garupa após um dia de pescaria. “Pra depois ninguém falar que é papo fiado. Taí a prova do dia!!”, dizia a legenda da publicação.
O que o ator não esperava é que o peixe pescado por ele fosse uma espécie em extinção [mero, com pesca proibida pelo Ministério do Meio Ambiente até 2023] e que vários de seus seguidores o criticariam na rede social. “Matou um animal em extinção!!! Parabéns!”, comentou uma seguidora.
A foto foi deletada após as críticas, mas, segundo a página do Facebook Movimento Força Brasileira, o ator já teria sido denunciado ao IBAMA e terá de pagar uma multa de cerca de R$ 5 mil.
- Fernando de Noronha é opção para quem quer fugir do frio
- Onça que simbolizou queimadas no Pantanal vira mamãe
- Você sabia que estes 10 animais estão ameaçados de extinção no Brasil?
- Abril Laranja alerta para maus-tratos contra animais; veja como denunciar
O biólogo e pesquisador do Instituto Meros do Brasil, Matheus Freitas , revelou ao UOL que há indícios pela foto que apontam o peixe como sendo realmente da espécie mero. “Há vários indicadores, como o tamanho, já que poucas espécies costeiras têm essa dimensão, o olho pequeno e amarelo e as manchas, tão características da espécie”, explicou.
De acordo om o biólogo, o mero, que pode viver até 40 anos e pesar até 400 quilos, era uma espécie de troféu de pesca por causa de seu tamanho. O Ministério do Meio-Ambiente proibiu sua pesca após a redução de 90% da sua presença na costa brasileira.
Confira a foto de Henri Castelli:
- Leia mais: