Saiba o que fazer ao encontrar animais abandonados
Infelizmente, milhares de animais domésticos são abandonados todos os dias, pelos mais variados motivos. Durante algumas épocas específicas, como nas férias, o risco de encontrar cachorros e gatos em más condições pelas ruas é ainda maior, pois muitos deles fogem com medo de fogos de artifício, por exemplo, enquanto outros são soltos pelos tutores quando vão viajar.
Em virtude das superstições do Halloween –infundadas, aliás– de que gato preto traz azar, é comum também ver esses bichinhos soltos pelas ruas no mês de outubro. Nesse período, mais do que em todos, os gatos pretos precisam de acolhimento e proteção, pois há quem queira encontrá-los para fazer mal.
Então, se você encontrar algum animalzinho perdido por aí, saiba como cuidar bem dele e dar muito amor até achar um novo lar definitivo.
- Decoração de Natal do Shopping Center Norte celebra os seus 40 anos e a conexão com a Zona Norte
- 5 motivos para incluir a República Dominicana na sua lista de viagens dos sonhos
- Flórida em família: 10 passeios baratos para fazer
- 5 curiosidades sobre o Egito que ninguém te conta e são surpreendentes
Primeiramente, leve o animal a uma clínica veterinária para verificar como está sua saúde e também para castrá-lo caso haja necessidade. Procure um pet shop para comprar ração (e areia também, caso seja um gatinho) e algum brinquedo para distraí-lo. Depois, deixe-o em um ambiente confortável, limpo, onde ele possa brincar e descansar tranquilamente. Pode ser dentro de casa ou no quintal.
À procura de um lar temporário
Caso você não possa ficar com o animal abandonado, trate-o bem até encontrar um lar temporário, colocando água e ração próximo a ele. Tire algumas fotos e faça a divulgação nas redes sociais para que alguém o abrigue até que seja possível encontrar uma residência definitiva.
Órgãos específicos
No Brasil, há poucos órgãos focados na acolhida de animais abandonados. Inclusive, a maior parte dos Centros de Zoonoses têm se recusado a abrigar mais animais para depois colocá-los em adoção, em virtude da falta de espaço desses locais. Então, se você não tiver como deixar o animal abandonado em sua casa, verifique se algum amigo pode ficar com o peludo, ou mesmo se há hotéis de animais na cidade em que você consiga hospedá-lo por algum tempo. Somente depois de oferecer abrigo é que deve ser feita a divulgação para conseguir um tutor.
Internet
A internet é uma excelente forma de encontrar pessoas que querem adotar cachorros, gatos e outros animais. Existem inclusive grupos e páginas cujo único propósito é esse. Conte a história do bichinho que você resgatou, coloque fotos dele e peça a colaboração dos amigos para ajudar a compartilhar. Quanto mais pessoas viralizarem o anúncio, maiores serão as chances de encontrar alguém que se encante por ele e o queira como companheiro.
Feiras de adoção
As feiras de adoção também são excelentes formas de conseguir um tutor. Verifique quais existem na sua região, converse com o organizador e siga as regras de participação. Quando esses eventos acontecem em locais de grande movimentação, como em estacionamentos de supermercados, as chances do pet encontrar uma família amorosa são grandes. Coloque-se no lugar no animal e o ajude a sair das ruas.
Como denunciar quem abandona os animais
Se você presenciar uma cena de abandono ou de maus tratos de animais, acione uma autoridade policial local, pois isso configura crime ambiental. Caso a denúncia seja anônima, o Disque-Denúncia é quem recebe essas acusações. Em São Paulo, esse serviço é feito pelo número 181.
Em 2012, a Lei de Crimes Ambientais sofreu uma reformulação que acrescentou delitos para o Código Penal. Desde então, quem abandona animais está sujeito a até 4 anos de prisão e/ou multas. Faça sua parte e auxilie como puder.