Após muita polêmica, a produção do filme "Quatro Vidas de Um Cachorro" foi inocentada das acusações de maus-tratos que, recentemente, recebeu no mundo inteiro. Quem garante é a associação norte-americana American Humane, responsável pela segurança dos animais em filmagens.

O controverso vídeo, que mostrava um pastor alemão coagido e forçado a pular na água durante as gravações do filme, "descaracterizou os eventos no set", apontaram especialistas. A conclusão foi anunciada após investigação independente.

Em comunicado divulgado à imprensa, a associação reiterou que as investigações confirmaram que “nenhum animal foi maltratado nessas cenas e várias medidas preventivas de segurança foram implementadas”.

E, ainda contestou a motivação do vídeo vinculado ao filme, afirmando: “as decisões do indivíduo ou indivíduos, que capturaram e deliberadamente editaram a filmagem e depois esperaram mais de 15 meses para liberar o vídeo manipulado dias antes da estreia do filme, levantam sérias questões sobre seus motivos e ética”.

Vídeo, divulgado semanas antes do lançamento de "Quatro Vidas de um Cachorro", mostrava cão jogado na água à força

Créditos: Vídeo, divulgado semanas antes do lançamento de "Quatro Vidas de um Cachorro", mostrava cão jogado na água à força

Vídeo, divulgado semanas antes do lançamento de "Quatro Vidas de um Cachorro", mostrava cão jogado na água à força

Testemunhas oculares

Segundo relatos de testemunhas que estavam nos sets de filmagem, o vídeo “foi deliberadamente editado com o propósito de enganar o público e alimentar a indignação, pois as duas cenas mostradas no vídeo editado foram filmadas em momentos diferentes”.

A repercussão negativa do episódio fez com que a Universal Pictures e Amblin Entertainment chegassem a cancelar a pré-estreia do filme. Na época, "Quatro Vidas de Um Cachorro" era alvo de campanha de boicote do PETA.

Apesar disso, as acusações não afetaram a bilheteria do longa, que faturou pouco mais de US$ 18 milhões em seu primeiro fim de semana nos EUA.

Quatro Vidas de Um Cachorro: a história de um devotado cachorro que tentar dar um propósito na vida dos seres humanos que ama. Ele morre e reencarna várias vezes, mas mantém o sonho de reencontrar o seu primeiro dono, que foi o seu maior amigo. Josh Gad dubla a voz interior do cão. Quatro Vidas de Um Cachorro estreou em 26 de janeiro no Brasil. Assista ao trailer abaixo: