10 atrações que você deve conhecer em Toronto
A maior e mais cosmopolita cidade do Canadá é destino preferido de brasileiros que querem estudar no exterior
Duas cidades em uma. Assim pode-se definir Toronto, eleita este ano pela revista britânica ‘The Economist’ como a melhor cidade do mundo para se morar. A maior e mais cosmopolita cidade do Canadá é também um dos destinos mais procurado por jovens brasileiros que querem estudar no exterior.
No inverno, quando a temperatura chega facilmente a -25°C, as ruas ficam praticamente desertas e a vida migra para a cidade subterrânea. O Path, como é chamada a rede de galerias climatizadas, interliga quase toda a região central de Toronto e abriga cerca de 1,2 mil lojas e cinco mil trabalhadores. Os corredores conectam estações do metrô, shoppings, cafés, restaurantes e edifícios comerciais.
Com uma população de 2,8 milhões de habitantes (6 milhões somando a região metropolitana), a capital da província de Ontário é um verdadeiro canteiro de obras. Boa parte da transformação é por conta dos Jogos Pan-Americanos (10 a 26/07) e do Para-Pan (7 a 15/08). Até um bairro novo foi construído. O local abrigará a Vila Olímpica.
Transporte público e citypass
A pontualidade faz do transporte público a melhor opção para se locomover por Toronto e conhecer os principais cartões-postais e atrações da cidade. Uma dica é comprar o ‘daypass’, que custa 11 dólares canadense e tem uso ilimitado no transporte público local (ônibus + streetcar + metro) por 24 horas.
Já o citypass dá direito a visitar cinco atrações de Toronto pagando apenas um ingresso –CN Tower, Museu Real de Ontário, Casa Loma, Toronto Zoo e o Ontario Science Centre. O bilhete custa 53, 85 dólares canadense (jovens e adultos) e 34,50 (crianças de 4 a 12 anos).
Niagara
Apesar de não estar localizada exatamente em Toronto, uma visita às cataratas do Niágara não pode ficar de fora do roteiro. A atração fica menos de 2 horas da cidade e o acesso pode ser feito de trem e ônibus. As cataratas, que recebem a cada ano, 14 milhões de visitantes, são divididas em três: as Quedas Americanas (com 323 metros de altura), o Véu da Noiva (Bridal Falls) e ainda as da Ferradura (Horsehoe Falls, com 792 metros).
É possível conhecer as cataratas a pé e de barco. Mas a mais radical é vê-las do alto. A bordo de um helicóptero Bell 407 é possível apreciar toda a beleza natural do Niagara, mesmo que seja por 15 minutos. Mas engana-se quem acha que o passeio é caro. O voo panorâmico custa 140 dólares canadenses (www.niagarahelicopters.com/).
Outra atração em Niagara-on-the-Lake, cidade onde ficam as cataratas, é visitar as vinícolas da região. A maioria delas oferece degustações e visitas guiadas. Uma delas é a Inniskillin (www.inniskillin.com), que fez a região ser reconhecida como líder mundial na produção do icewine após ganhar o “Illustrious Grand Prix d’Honneur”, na França.
Na Inniskillin é possível provar diferentes tipos de vinhos produzidos pela vinícola (riesling, vidal e cabernet franc) por 15 dólares canadenses.
Novo voo
Os turistas brasileiros que desejam ir a Toronto ganharam uma nova opção de voo. Desde o fim de março, a TAM oferece cinco voos semanais com escala em Nova York (EUA). A nova rota é operada com os novos modelos Boeing 767-300ER, que têm 191 lugares na classe econômica e 30 na Premium Business, lançada recentemente com mais espaço entre as poltronas e inclinação de 180 graus.
A tarifa inicial custa a partir de R$ 2.223,15 (classe econômica) para voos saindo de São Paulo e a partir de R$ 2.037,63 para quem sai do Rio de Janeiro.
O Viagem Livre selecionou dez atrações que não podem ficar de fora do roteiro de quem visita Toronto pela primeira vez.
Ripley’s Aquarium
Inaugurado em 2013, o Ripley’s Aquarium é o passeio ideal para que viaja em família. Conta com mais de 16 mil animais marinhos de 450 espécies.
A principal atração do aquário é a Lagoa Perigosa, que leva os visitantes por um túnel transparente através de uma calçada rolante. O tanque, como 5,7 milhões de litros de água, abriga várias espécies de tubarão, como o tubarão-cinza, tubarão areia e tubarões de recife, e tartarugas marinhas, barracudas, peixes-espadas e garoupas.
Outro destaque do local é uma galeria dedicada a diversas espécies de águas-vivas. Há também espaços dedicados a animais exóticos, como os dragões-marinhos-arbustos, peixes venenosos e exemplares aquáticos canadenses, do Caribe e do Pacífico.
RIPLEY’S AQUARIUM
Onde: 288 Bremner Blvd, Toronto. Tel.: (647) 351-3474
Horário: Diariamente, das 9h às 23h
Quanto: $ 29,98 (adultos), $ 19,98 (jovens e idosos) e $ 9,98 (crianças de 3 e 5 anos)
CN Tower
Um dos cartões-postais de Toronto, a CN Tower já foi considerada a maior torre do mundo. Do alto dos seus 553 metros é possível ter uma vista panorâmica de toda a cidade e do lago Ontário. O acesso é feito por um elevador panorâmico.
Para quem gosta de adrenalina, o Edgewalk é atração perfeita –uma espécie de passarela de 1,5 m de largura onde os visitantes podem dar uma volta completa torre amarrado por cabos que deixam às mãos livres. Agora se este não é o seu perfil, pode contentar-se com o amplo piso de vidro, que permite aos visitantes olharem as ruas abaixo de seus pés.
Se o dia estiver bonito, deixe para visitar a atração no fim da tarde e aproveita para jantar no restaurante 360ºC, que fica girado em torno do eixo da torre. Além da ótima comida, o pôr do sol é uma atração à parte.
CN TOWER
Onde: 301 Front Street West Toronto. Tel.: 416 868-6937
Horário: diariamente, das 9h às 10h30
Quanto: $ 29 (de 13 a 64 anos), $ 22 (crianças de 4 a 12 anos e pessoas acima de 65 anos)
Site: www.cntower.ca
EDGEWALK
Quanto: $ 195 (a partir de 13 anos)
Horário: diariamente, das 9h às 20h
Informações: 416-601-3833 ou www.edgewalkcntower.ca
360 RESTAURANT
Quanto: de $ 55 a $ 67. Há também um cardápio dedicado aos vegetarianos por $ 65
Horário: Todos os dias no almoço (11h às 14h) e no jantar (16h às 10h15)
Informações: www.cntower.ca/en-ca/360-restaurant
Casa Loma
Construída no início do século 20, a mansão eduardiana já serviu de cenário para filmes como “X-Men”, “Chicago” e “Cocktail”. É a segunda atração mais visitada da cidade depois da CN Tower. O castelo, o único aberto à visitação no norte do continente, possui 98 cômodos, passagens secretas e belos jardins que valem a visita.
A mansão pertenceu a Sir Henry Pellatt, que fez sua fortuna quando jovem investindo em ferrovias e concessionárias de serviços públicos, mas que foi à falência.
CASA LOMA
Onde: 1 Austin Terrace, esquina da Spadina Road com a Davenport Road. Tel.: (416) 923-1171
Horário: diariamente, das 9h30 às 17h (a última entrada é às 16h35). Fecha no Natal
Quanto: $ 24 (adultos de 18 a 59 anos); $ 18 (idosos e jovens de 14 a 17 anos) e $ 14 (crianças de 3 a 14 anos)
Site: casaloma.org
St. Lawrence Market
No coração de Old York, o St. Lawrence Market é o lugar ideal para quem quer experimentar novos e exóticos sabores. Instalado num prédio de arquitetura georgiana construído em 1845 pelo inglês Henry Bowyer Lane, o mais tradicional mercado de Toronto tem produtos de diversas partes do Canadá e do mundo em seus mais de 70 quiosques.
Impossível não se deliciar com a enorme variedade de condimentos, doces, queijos, verduras, frutos do mar, peixes de diversas espécies e até souvenires. É possível comprar carne exóticas como de canguru, jacaré, camelo, tartaruga, avestruz, entre outras
A visita não será completa sem antes experimentar o famoso sanduíche peameal bacon (o tradicional bacon canadense).
Antes de virar mercado, o prédio serviu de sede da prefeitura (quando a cidade ainda se chamava York no século 18), da polícia e até abrigou uma cadeia em seu subsolo.
LAWRENCE MARKET
Onde: 92-95 Front Street East. Tel.: (416) 392-7219
Horário: de segunda a quinta, das 6h às 18h; sextas, sábados e domingos, das 8h às 19h
Site: www.stlawrencemarket.com
Distillery District
O Distillery District é um dos lugares mais charmosos de Toronto. O bairro comercial exclusivamente para pedestres conta com lojas, bares, restaurantes e galerias de artes que ficam em um conjunto de edifícios industriais do período vitoriano que antes abrigava a Gooderham and Worts Distillery, uma das maiores destilarias da América do Norte.
Os apreciadores de uma boa cerveja não podem deixar de fora do roteiro a Beer Store, que vende mais de 350 marcas de cerveja.
Se desejar um lanche leve ou uma refeição casual, o distrito oferece uma ampla seleção de cafés e padarias, restaurantes e pubs.
O Distillery District fica a apenas 10 minutos das principais atrações da cidade, como a CN Tower e o Harbourfront Centre. Ônibus e bondes elétricos param próximo à entrada do distrito.
DISTILLERY DISTRICT
Onde: 55 Mill Street
Site: thedistillerydistrict.com
Eaton Centre
Se a ideia é fazer compras, o Eaton Centre é o endereço certo. Localizado no centro financeiro de Toronto, entre as estações de metrô Dundas Station e Queen Station, o shopping conta com mais de 200 lojas de grifes famosas a marcas local.
O Eaton Centre conta com quatro andares e faz parte do Path, série de túneis comerciais. Uma das atrações do local é o imenso teto de vidro, com destaque para a obra do artista Michael Snow que enfeita a cúpula central retratando o voo dos gansos canadenses.
Já se você faz o tipo descolado, o Yorkdale Shopping e a Queenstreet West são o destino certo.
EATON CENTRE
Onde: 220 Yonge St. Tel.: (416) 598-8560
Horário: segunda a sexta, das 10h às 21h; sábado, das 9h30 às 19h; domingo, das 11h às 18h
Site: www.torontoeatoncentre.com
Post Office
Construído em 1834, o prédio abriga a primeira agência dos correios de Toronto. No espaço, que ainda continua ativo, funciona um pequeno museu onde é possível enviar carta para qualquer lugar do mundo escrita como no século 18 –à pena e lacrada com cera. O custo é de $ 2 mais o valor da postagem.
O First Post Office, como é conhecido, também abriga uma pequena biblioteca com arquivos históricos sobre o serviço de correios na época do domínio britânico. A entrada é gratuita.
FIRST POST OFFICE
Onde: 260 Adelaide St E Horário: segunda a sexta, das 9h30 às 17h; sábados, das 10h às 16h Site: www.townofyork.com
Museu Real
Inaugurado em 1912, o Museu Real de Ontário surpreende o visitante logo na entrada com sua arquitetura inovadora. O ROM (na sigla em inglês), possuiu um acervo riquíssimo com mais de mais seis milhões de peças que vão desde fósseis até arte contemporânea espalhadas por três setores –Natural History, World Cultures e Hands-On. O salão de entrada com mosaicos retratando culturas de todo o mundo vale a visita por si só.
Além múmias egípcias, morcegos e mamíferos da era glacial, o museu abriga o maior acervo de dinossauro do Canadá. Um dos destaques é o esqueleto de um barossauro de 27,5 metros de altura.
MUSEU REAL DE ONTÁRIO
Onde: 100 Queen’s Park. Tel.: (416) 586-8000
Horário: segunda a quinta, das 10h às 17h30, sextas, das 10h às 20h30, e aos sábados e domingos, das 10h às 17h30. Fecha no Natal.
Quanto: $16 (adultos); $14.50 (estudantes de 15 a 25 anos e idosos); $13 (crianças de 4 a 14 anos);
Site: www.rom.on.ca
Hockey Hall of Fame
Os canadenses são aficionados pelo hockey no gelo. A paixão é tanta que Toronto tem um museu só dedicado ao esporte mais popular do país. O Hockey Hall of Fame reúne equipamentos usados por lendas do esporte, troféus como a Copa Stanley, fotos e arquivos históricos.
Uma das atrações do museu é o espaço Be A Player da NHLPA, onde o visitante pode testar suas habilidades no esporte usando um disco e um bastão de verdade para tentar acertar um gol protegido por um goleiro computadorizado.
Toronto também é sede de alguns dos principais times das ligas americanas de basquete (Raptors), beisebol (Blue Jays), hóquei no gelo (Maple Leafs), futebol (Toronto FC) e futebol americano (Argonauts).
Não deixe de assistir alguma partida dos times locais. Os jogos acontecem o ano todo. É só conferir a programação,
HOCKEY HALL OF FAME
Onde: 30 Yonge St. Tel.: (416) 360-7765 Horário: segunda a sexta, das 10h às 17h; sábado, das 9h30 às 18h; domingo, das 10h30 às 17h Quanto: $18 (de 14 a 64 anos), $ 12 (de 4 a 13 anos e acima de 64 anos) Site: www.hhof.com
Kensington Market
Localizado no coração de Toronto, Kensington Market é o bairro multicultural. Suas ruas estreitas abrigam restaurantes de todos os lugares do mundo, lojas de roupa e decoração, cafés e pubs. As casas coloridas ao estilo vitoriano dão o charme ao bairro, que surgiu na década de 1920 quando famílias judias começaram a vender produtos em barracas montadas do lado de fora de suas casas.
Aos domingos os carros dão espaço aos pedestres. Há atrações para todos os gostos. Shows de dança, concertos, aulas de ioga e culinária. Durante as comemorações do Kensington Karnival, no solstício de inverno, acontece um desfile embalado pelo samba. Já os fãs de arte vão gostar do Nuit Blanche, uma noite de festival de arte contemporânea que acontece em outubro.
KENSINGTON MARKET
Onde: Kensington Avenue
Site: www.kensington-market.ca
O jornalista viajou a convite da TAM e do Ontario Tourism