Brasileiros não precisam mais de visto para entrar no Catar
Desde a última quarta-feira (9), cidadãos de 80 países, entres eles o Brasil, não precisam mais de visto para entrar no Catar.
A medida dispensa o turista de qualquer pagamento ou procedimento prévio pelo visto. O documento será emitido gratuitamente na chegada ao país, sendo necessário apenas apresentar um passaporte válido por pelo menos seis meses a partir da data de entrada, além de uma passagem de saída do Catar ou retorno confirmada.
No caso dos turistas provenientes das Américas Central e do Sul, a concessão será válida por 30 dias (múltiplas entradas), com a possibilidade de solicitar uma extensão da concessão por outros 30 dias.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
A medida é um esforço do governo para atrair mais visitantes ao país [Catar será sede da Copa do Mundo de 2022], hub da companhia aérea Qatar Airways, que terá voos diretos para o Rio de Janeiro no próximo ano.
A decisão de facilitar a entrada de turistas coincide com o embargo imposto por alguns países árabes. Em junho, Arábia Saudita, Bahrein, Emirados Árabes Unidos e Egito decidiram romper laços diplomáticos com o país. O fluxo turístico e comercial entre estas nações e o Catar foi interrompido, assim como o tráfego aéreo – situação contornada em parte apenas esta semana, mas que gerou prejuízos à Qatar Airways.