Casal descobre que suas fotos de viagem estavam sendo plagiadas
Há cinco anos, o britânico Jack Morris, 26 anos, resolveu dar um novo rumo à sua vida. Cansado de sua rotina monótona como um limpador de carpete em Manchester , largou tudo para viajar para Bangcoc, na Tailândia.
No começo deste ano, ele conheceu a fotógrafa e blogueira australiana Lauren Bullen, 23 anos, em Fiji. Desde então, os dois estão viajando pelo mundo e compartilhando as belíssimas fotos da aventura em suas redes sociais e seus blogs.
O perfil de Jack no Instagram fez tanto sucesso –tem mais de 1,6 milhões de seguidores, que ele está ganhando dinheiro com suas publicações.
- Estudo aponta relação do autismo com cordão umbilical
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
“Basicamente criei o perfil para compartilhar minhas experiências, não foi pensando em ganhar dinheiro. Eu não esperava ganhar dinheiro, mas estou fazendo isso a minha nova profissão”, diz Jack.
Lauren é fotógrafa autodidata e autora do blog Gypsea Lust, que fala de moda e viagem. Juntos, os dois contam com mais de 2,5 milhões de seguidores.
Plágio
Mas em meio aos milhões seguidores de seus perfis, Lauren descobriu que uma em particular, Diana Alexa, estava plagiando as fotos do casal.
Em viagens à Grécia, Itália e Marrocos, Diana Alexa, que é morena, se hospedou nos mesmos hotéis, tirou fotos nos mesmos lugares com as mesmas poses com roupas bem parecidas as usadas por Lauren, que é loira. Até as legendas das imagens eram quase as mesmas.
O blogueira postou a denuncia em seu blog e usou cerca de 20 montagens para provar o plágio. “Quando uma mulher viaja ao redor do mundo recriando imagens iguais a suas, você começa a se preocupar”, escreveu ela. “Eu entendo as pessoas que buscam inspiração a partir do meu trabalho –e eu amo isso. Mas essa situação me chocou”, concluiu. Pouco tempo depois o post com a denúncia de plágio foi apagado.
Em entrevista ao jornal “Daily Mail”, Lauren contou que as duas conversaram e resolveram lidar com o problema de forma privada. E acrescentou, em seu blog, que a seguidora apenas se inspirou no estilo das imagens que publica.
Muitos fãs não aceitaram a explicação de Lauren e alguns estão acusando-a de criar a situação para ganhar seguidores. Verdade ou não, é que desde o último dia 11, quando publicou e apagou o post, ela já ganhou cerca de 150 mil novos fãs. Lauren nega a acusação.
Com informações do Metrópoles