Menos famosa do que outros destinos da Europa, mas nem por isso, menos atraente e convidativa,  a Polônia  é um país riquíssimo com muita coisa interessante para se conhecer e por um preço muito atraente.

As principais cidades polonesas são Varsóvia, Cracóvia, Gdansk, Lódz, Katowice, Poznan, Szczecin e Wroclaw.

Créditos: querbeet/iStock

Vista da Cidade Velha de Varsóvia, na Polônia

O país vem atraindo cada vez mais turistas que chegam motivados a conhecer sua rica cultura e os belos cenários, repleto de palácios, castelos e igrejas.

A Polônia faz fronteira com a Alemanha e República Tcheca, possuindo fácil acesso para as principais cidades europeias. Um excelente destino turístico se você pretende conhecer um lado menos explorado da Europa.

Créditos: MaxOzerov/iStock

Praça do Mercado, na cidade de Cracóvia, na Polônia

Durante muitos anos, a Polônia ficou fora do roteiro de muitos viajantes, afinal, o país ficou marcado pela sombra da 2ª Guerra. Atualmente oferece infraestrutura completa para turistas em cidades como Varsóvia, Cracóvia e a pequena Wadowice --berço do Papa João Paulo 2º.

Para saber quando ir à Polônia você precisa de se informar um pouco melhor sobre o clima e as estações do ano. A melhor época para sua viagem é entre os meses de maio e setembro, quando as temperaturas são mais quentes e os dias são mais longos.

O que não pode ficar de fora do seu roteiro:

Parque Lazienki – O magnata Stanislaw Lubomirski, em meados do século 17 designou a Tylman van Gameren a tarefa de modificar uma floresta que crescia em pleno centro de Varsóvia. O resultado não poderia ser melhor!

Créditos: Photokanto/iStock

No verão, parque Lazienki recebe concertos de músicas clássicas

O maior parque da capital, com 76 hectares. É o principal parque da cidade e abriga o Palácio de Lazienki bem em frente a um maravilhoso lago, um dos mais de trezentos que a Polônia possui.

Old Town – A Cidade Velha de Varsóvia é um patrimônio mundial histórico e cultural, tombado pela Unesco em 1966. Com grande importância histórica, arquitetônica e cultural, foi construído por volta do século 14. Cercada de bares e restaurantes, a cidade velha é composta com diversas construções com arquitetura típica, local ideal para conhecer caminhando.

Créditos: Adrian Grycuk/Wikimedia Commons

O Museu do Levante de Varsóvia conta a história da resistência polonesa frente à ocupação nazista

Museu da Revolta de Varsóvia - Um espaço no qual é possível conhecer um emocionante e muito bem montado memorial que retrata a história, os momentos-chave e os personagens do ato final da resistência polonesa à ocupação nazista. O ato durou 63 dias e levou à completa destruição da cidade, tentando libertá-la do controle da Alemanha nazista. O Museu mostra toda a história de como o povo polonês se reergueu após os ataques da 2ª Guerra Mundial.

O Cristo Polonês - Você sabia que a maior estátua de Jesus Cristo do mundo está na cidade polonesa de Swibodzin? Ela tem 33 metros de altura e pesa 440 toneladas.

Com tanta coisa boa para ver, vale a pena conhecer esse país carismático, com tantas histórias de vida para contar.

Vilarejo na Polônia tem casas pintadas com motivos florais