Seis lugares da Europa que você tem de conhecer no Natal

16/12/2016 08:30

Passar o Natal em casa com a família é sempre bom. Mas, viajar pelos países onde muitas tradições desta época começaram pode ser inesquecível. As cidades mudam de cor, o aroma das comidas típicas nos envolve enquanto escutamos músicas natalinas. Curta em família algumas das tradições mais antigas da Europa, como os mercados de Natal. Encante-se pelas ruas iluminadas das cidades antigas europeias. As opções trazem diferentes experiências.

São mais de cem mercados de Natal na Alemanha: dos tradicionais aos curiosos. Os mais conhecidos estão localizados em Nuremberg e Dresden.  No primeiro, aproveite para comprar presentes artesanais e saborear os pratos da região. As crianças (muitos adultos também) vão adorar conhecer o museu de brinquedos em Nuremberg. Já em Dresden, coma stollen, um delicioso bolo típico deste período. Curta a pirâmide de Natal e o quebra-nozes mais altos do mundo. Em outras cidades da Alemanha, desfrute do folclore da região e tire muitas selfies com o Papai Noel em paisagens de contos de fadas.

O mercado de Natal de Bruxelas, o mais importante da Bélgica
O mercado de Natal de Bruxelas, o mais importante da Bélgica

Quando as luzes natalinas douradas começam a iluminar as ruas, o Natal chegou à Croácia.  As pessoas cantam e dançam pelas ruas. Há patinação no gelo, comida e bebidas nos parques de Zagreb e muitas lembranças: para comprar e, sobretudo, para viver. Delicie-se comendo schnapps, salsicha e bebendo vinho no maior evento gastronômico do país, Fuliranje. Visite Kaptol para se sentir “abraçado” pelo espírito natalino.

Com uma pista de 60 metros de patinação no gelo, roda gigante e mais de 200 barracas, o mercado de Natal de Bruxelas é o mais importante da Bélgica.  O mais marcante é o show de luzes que iluminam a cidade com bandas, coros e concertos.  Mas, o mercado de Bruxelas é apenas um dos muitos em todo o país.

A atração principal na Dinamarca durante a época de Natal é o parque de Jardins de Tivoli. Os mercados dinamarqueses trazem muito entretenimento para crianças e adultos. Tenha momentos especiais com um show de fogos de artifício, entre os dias 25 a 27 de dezembro e de 31 de dezembro e 3 de janeiro. Depois de passear e curtir todos os jogos, saboreie a culinária da região.

Vila Natal, em Lisboa (Portugal)
Vila Natal, em Lisboa (Portugal)

Na Finlândia, as famílias decoram as árvores com pão de gengibre. Aproveite para beber glogi, um vinho finlandês servido com amêndoas e passas durante o Natal. Vá ao tradicional Festival de Santa Lucia, em 13 de dezembro, e patine no gelo em Helsinque. A véspera de Natal inicia com o anúncio da paz natalina pelo país. No dia 25, as pessoas visitam cemitérios e acendem velas em memória dos familiares. Durante a ceia natalina, eles abrem os presentes.

Porém, se você quiser visitar a Europa e escapar do frio, Portugal é o lugar certo. Em Lisboa e na cidade do Porto ainda há dias de sol para aproveitar. Na véspera de Natal, desfrute do bolo rei, que é coberto com frutos secos e nozes. Comemore a data na tradicional Missa do Galo à meia-noite e espere o Dia dos Reis, em 6 de janeiro, quando os portugueses entregam os presentes de Natal.