Rashid lista 5 discos que toda pessoa que curte Hip-Hop deve ouvir
Expressão cultural nascida nos guetos de Nova York, nos anos 1970, o Hip-Hop tem em sua essência a arte e o protesto de MC’s, DJs, B-Boys e grafiteiros. No decorrer das décadas, porém, esse movimento ultrapassou os limites territoriais e de estilo para influenciar pessoas em todo o mundo.
Nesta quinta-feira, 12, data em que se comemora o Dia Mundial do Hip-Hop, convidamos Rashid para listar cinco discos que toda pessoa que curte a cena deve ouvir.
O rapper paulistano acaba de lançar o videoclipe de seu novo single, “A Cena” (ouça no Spotify) – que tem participação da cantora Izzy Gordon. Na letra e no vídeo, ele denuncia o preconceito e racismo presentes em diversas situações cotidianas no Brasil.
Assista ao clipe:
Confira, a seguir, os cinco álbuns indicados pelo rapper:
1) Racionais MCs – “Sobrevivendo no Inferno” (ouça no Spotify)
“Esse não é o primeiro disco e, obviamente, os mais antigos tão recheados de pérolas. Mas na minha opinião, esse representa uma virada de chave na carreira dos caras e no Rap brasileiro. O disco que vendeu mais de um milhão de cópias. Isso é história e não poderia ser de outro grupo esse título. Racionais são simplesmente o maior grupo de Rap brazuca e dificilmente algum outro grupo vai conseguir tirar isso deles, pela luta e representatividade que eles tem na vida não só dos adeptos do Hip-Hop, mas do jovem negro.”
2) Jay Z – “Reasonable Doubt” (ouça no Spotify)
“Não é novidade pra ninguém o que Jay Z conquistou no mundo da música durante seus quase 20 anos de carreira. E tudo começou aí, nesse disco que no começo nem foi tão bem aceito, principalmente pela crítica. Mas hoje, anos depois, é considerado um dos maiores álbuns da história. As letras desse disco relatam a mudança de vida do Jay Z de um traficamente pra um artista. Arrependimentos e prazeres. Segundo os caras “lá de fora”, esse disco ainda vende aproximadamente 100 mil cópias por ano. Olha que foi lançado em 1996.”
3) Kamau – “Non Ducor Duco” (ouça no Spotify)

4) RZO – Todos São Manos (ouça no YouTube)

5) Kendrick Lamar – “To Pimp a Butterfly” (ouça no Spotify)



