Veja os primeiros colocados de cada categoria

Votação segue para eleger o vencedor de todas as categorias

Por: Redação

Terminou à meia noite desta quinta, 20, mais uma etapa de votação do Prêmio Cidadão Sustentável. Resultado de uma parceria entre o Catraca Livre e a Rede Nossa São Paulo, o Prêmio está sendo lançado neste ano de 2012, às vésperas das eleições municipais, como uma oportunidade para discutir propostas e pensar no futuro da nossa cidade. Parabéns a todos que participaram.

Confira a lista dos indicados de cada categoria e continue votando. Agora é para eleger um único cidadão. 

Cultura: Sérgio Vaz


Cultura: Sérgio Vaz (37.54%)

Poeta e grande articulador da cultura periférica na capital paulista, Sérgio Vaz é fundador do tradicional Sarau da Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia) – encontro artístico que ocorre semanalmente às quartas-feiras no Bar do Zé Batidão – localizado no Jardim São Luis, periferia da zona sul de São Paulo.

O autor tem três títulos publicados: “Literatura Pão e Poesia”, “O Colecionador de Pedras” e “Cooperifa: Antropofagia Periférica.

Intervenção Urbana: Alexandre Chut


Intervenção Urbana: Alexandre Chut (56.37% )

Vem plantando árvores, voluntariamente, por toda a cidade há mais de 26 anos consecutivos. Criou o Instituto Plant+Ar com foco na Educação Ambiental e Plantios através de mutirões com centenas de parcerias das mais diversas comunidades paulistanas e gestões públicas.

Coordenou a primeira equipe de avaliação para plantar árvores na Marginal Pinheiros resultando no Projeto Pomar. Foi responsável pela coordenação de alguns dos Programas da SVMA com o objetivo de arborizar e permeabilizar as calçadas. Criou dezenas de programas de Educação Ambiental na cidade. 

Saúde, Bem-Estar, Esporte: Roberto Kikawa


Saúde, Bem-Estar, Esporte: Roberto Kikawa (51.04% )
Dores e percalços foram os principais combustíveis que impulsionaram a carreira de Roberto Kikawa. . No período da faculdade medicina – escolha feita ainda pequeno – o pai companheiro, e principal incentivador de todas as atividades, adoeceu. Pouco antes de morrer pediu ao filho que fosse um médico amoroso, que entendesse o doente.

O gastroenterologista criou o Projeto Cies, que leva atendimento médico-preventivo de alta tecnologia a diferentes a periferia de SP. Conhecido também como carreta da saúde, o caminhão tem 100 m2 de área útil. 

Tecnologia e Comunicação: Carlos Souza


Tecnologia e Comunicação: Carlos Souza (72.45%  )
Engenheiro formado pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), , decidiu investir no segmento educacional aliado a tecnologia, através do site Veduca. A ideia do projeto dele é levar conteúdo de qualidade para um grande números de usuários da internet.

É possível encontrar aulas de universidades como Stanford, Massachusetts Institute of Technology – MIT, New York University – NYU, Columbia, Michigan, Harvard, University of California, Los Angeles – UCLA, Yale, Princeton, Berkeley e a australiana The University of New South Wales – UNSW.

Inclusão Social: Padre Rosalvino

Inclusão Social: Padre Rosalvino Morán Viñayo ( 60.76%)

Nasceu na Espanha, mas veio para o Brasil ainda criança. Consagrou-se padre na congregação salesiana. Já na década de 1980 atua na paróquia N. Sra. Aparecida, em Itaquera. Então,  fundou a Obra Social Dom Bosco,  entidade que presta serviços em atividades educativas, esportivas, culturais e de assistência social da região.

Atualmente a Obra Social Dom Bosco atende  aproximadamente 5 mil pessoas em 16 regiões dos bairros de Itaquera e Guaianazes. As ações abrangem educação infantil, profissionalização, acolhimento institucional, convívio de idosos, entre outras. 

Meio Ambiente: André Palhano
Créditos: Lila Batista
Meio Ambiente: André Palhano


Meio Ambiente: André Palhano (61.35%)

André Palhano é jornalista graduado pela PUC-SP, com especialização em Jornalismo Econômico pela mesma instituição. Teve passagem pelas redações de Veja, Folha de S. Paulo, Rádio Jovem Pan e Agência Estado, entre outras, exercendo as funções de repórter, repórter especial, editor e colunista.

É idealizador e organizador da Virada Sustentável, movimento de educação para a sustentabilidade que utiliza a arte e o lúdico como ferramentas principais. Na segunda edição, realizada em junho passado, o evento reuniu mais de 600 atrações e atividades distribuídas em 149 locais da Grande São Paulo, somando público aproximado de 750 mil pessoas.

Educação: Erika Pampolin

Educação: Erika Pampolin (44.31%)

É socióloga, geógrafa e pedagoga. Atualmente ocupa o cargo de diretora da Escola Estadual Professora Yolanda Bernardini Robert, situada no Jardim Miriam.

Erika acredita que sua indicação ao prêmio vem de seu trabalho intenso com a comunidade. Os pais de seus alunos são convocados semanalmente para frequentarem a entidade.  Atenta-se ainda à educação de crianças com necessidades especiais. Faz campanhas de arrecadação de agasalhos e alimentos.  Pensa que a boa formação de seus alunos está conectada com as atividades com a comunidade.

Democracia Participativa: Luciano Santos


Democracia Participativa:  Luciano Santos ( 47.09%)

É idealizador do projeto Ficha Limpa. A Campanha Ficha Limpa foi lançada em abril de 2008, pela sociedade civil brasileira com o objetivo de melhorar o perfil dos candidatos e candidatas a cargos eletivos do país. O projeto Ficha Limpa circulou por todo o país, e foram coletadas mais de 1,3 milhões de assinaturas em seu favor. No dia 29 de setembro de 2009 o Projeto de Lei foi entregue ao Congresso Nacional junto às assinaturas coletadas.

Vote agora no seu preferido

[polldaddy poll=”6549573″]

– Confira o cronograma

De 21 de setembro a 1º de outubro: divulgação de um nome vencedor para cada categoria. O vencedor de cada categoria será contemplado.
2 de outubro: divulgação de um único vencedor (júri popular) das oito categorias participantes.
18 de outubro: solenidade de premiação, no Itaú Cultural e divulgação do vencedor dos jurados.

– Sobre a premiação
Serão contemplados 1 vencedor de cada categoria, 1 vencedor de todas as categorias (votação júri popular), 1 vencedor de todas as categorias (júri não popular).

– Jurados
Carlos Tramontina:
Âncora do SP TV (2ª edição) – TV Globo.
Fabíola Cidral: Âncora do CBN São Paulo.
Jorge Wilheim: Urbanista.
Ladislau Dowbor: professor do Núcleo de Estudos do Futuro, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Maria Alice Setúbal: presidente do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC).

Por Redação