Diretores consagrados no cinema mundial deram início a sua carreira de modo semelhante a outros cineastas: com pouco orçamento e reunindo economias. Vários deles realizaram um curta-metragem para começar a se projetar no mercado cinematográfico.
Reunimos os primeiros trabalhos de sete grandes diretores, como Lars von Trier, Martin Scorsese, Stanley Kubrick e Quentin Tarantino, que já demonstram características marcantes de suas futuras produções.
Baseado em um artigo para a “Look Maganize”, o documentário de 12 minutos conta a história de um dia na vida de Walter, um boxeador famoso. Durante o dia ele se prepara para sua luta noturna, enquanto cumpre compromissos rotineiros. À noite, ele se transforma em uma máquina mortífera de luta, enfrentando James.
Produzido em seu último ano na faculdade de cinema na Universidade de Nova York, o curta de Scorcese mostra um homem que entra no banheiro para se barbear. Porém, coisas estranhas acontecem por lá. O filme não é recomendado para os mais sensíveis.
3) “Turel Til Squashland”, de Lars von Trier (1967)
Uma salsicha salva dois coelhos na animação de Lars von Trier. Feito quando o diretor tinha apenas 11 anos de idade.
Dois jovens se encontram no deserto e decidem viajar juntos. Nessa aventura, eles atravessam regiões áridas da Califórnia sem trocar uma única palavra. Foi o primeiro curta-metragem em 35mm dirigido por Spielberg.
5) “My Best Friend’s Birthday”, de Quentin Tarantino (1987)
Filme em branco e preto que conta a história de Mickey Burnett (Craig Hamann), que está fazendo aniversário e acabou de ser deixado por sua namorada. Para animá-lo, seu amigo Clarence Pool, interpretado por Tarantino, assume a responsabilidade de assumir as festividades.
6) “Vincent”, de Tim Burton (1982)
Realizado em stop-motion, o filme retrata a infância do jovem Vincent Malloy.