Estudantes fazem vaquinha virtual para “Deus”, um filme sobre as mães negras da periferia

Um grupo de estudantes de cinema de Pelotas, Rio Grande do Sul, está levantando fundos através de financiamento coletivo para criar “Deus”, um curta-metragem que mistura documentário e ficção e retrata a vida de uma mãe negra da periferia de São Paulo

Os idealizadores do projeto, Débora Mitie, Huli Balász e Vinícius-Silva, querem apresentar o trabalho de 15 a 20 minutos de duração como conclusão do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pelotas. Eles abriram uma campanha no site Kickante buscando levantar R$ 14.700 para o projeto, para pagar os custos operacionais, remunerar a equipe e a protagonista Roseli e sua família.

Imagem do curta “Deus”

O projeto nasceu da frase “Deus é uma mulher negra”, e acompanha Roseli, mostrando a sua batalha cotidiana para cuidar do filho e garantir o sustento da família. “Deus”, no entanto, procura não enfatizar apenas os aspectos negativos e sofridos da trajetória dessas mulheres, como eles costumam ser explorados pela mídia, mas também os momentos de alegria da vida das mães da periferia.

O curta recebeu o apoio do rapper Emicida, que cedeu a sua faixa “Mãe” para o projeto. Os idealizadores pretendem circular com o curta em festivais, mas também levá-lo para projeções em comunidades periféricas das grandes cidades brasileiras.

Assista abaixo ao teaser de “Deus” e você pode colaborar com o projeto em sua página no Kickante.