Campanha reúne artistas para pressionar políticos contra Temer
Por Glenn Greenwald e Erick Dau, do The Intercept Brasil
Uma inovadora campanha pública, destinada a assegurar a remoção do presidente Michel Temer, foi lançada na noite desta segunda-feira, dia 10, com um novo site, 342agora.org.br, desenhado para permitir que o público exerça pressão sobre o Congresso. O site se chama “342 agora”– em referência ao número de votos necessários na Câmara dos Deputados para proceder com a investigação e a possível remoção de Temer – e sua complexa estrutura permite aos usuários enviar mensagens a cada congressista, não apenas por e-mail mas também através de suas contas no Twitter, Facebook, Instagram e quaisquer outras redes sociais nas quais eles estejam presentes.
Até agora, pesquisas demonstram que Temer é amplamente criticado: ele alcançou níveis ineditamente baixos, com 7% de aprovação na última pesquisa Datafolha. Desde o momento em que tomou o poder, com o impeachment da presidente eleita Dilma Rousseff, Temer esteve envolvido em esquemas de corrupção. Mas, mesmo para a cultura política permissiva no Brasil, seu último escândalo tornou sua Presidência insustentável: a divulgação de gravações que o flagraram, em março, aprovando o pagamento de propinas para manter em silêncio Eduardo Cunha, uma testemunha chave para a investigação da corrupção no país.
O próprio Temer foi formalmente acusado de receber propinas, tornando-o o primeiro presidente denunciado no exercício do cargo da história do Brasil. E ele não tem mais aliados no país além de (a) os oligarcas brasileiros que o empossaram para impor as impopulares medidas de austeridade; e (b) os políticos extremamente corruptos de Brasília que enfrentam suas próprias investigações, e que acreditam que mantendo Temer no poder poderão se proteger de condenações. Com exceção destes dois grupos (reconhecidamente poderosos), o país inteiro abandonou Temer.
Mas os brasileiros – exaustos pelos intermináveis escândalos de corrupção e descrentes com a classe política – ainda não foram às ruas para exigir sua saída. O novo site é desenhado principalmente para permitir aos eleitores anti-Temer, que constituem virtualmente todo o espectro político, que pressionem os membros do Congresso, que em breve votarão pelo destino de Temer e que verão que seu próprio futuro político estará em risco se defenderem o presidente.
A nova campanha anti-Temer foi oficialmente lançada na noite da última quarta-feira, na casa da produtora e ativista Paula Lavigne, no Rio de Janeiro. O lançamento foi apoiado por políticos, ativistas e artistas de múltiplos partidos, incluindo o senador Randolfe Rodrigues e o deputado Alessandro Molon, da Rede; os cantores Caetano Veloso, Valesca Popozuda, Rappin Hood, Mart’nália, Tico Santa Cruz e Teresa Cristina; as atrizes Alinne Moraes, Letícia Sabatella, Fernanda Lima e Renata Sorrah, além do ator Luis Miranda; e o deputado estadual Marcelo Freixo e o vereador David Miranda (marido de Glenn Greenwald), do PSOL.
Leia a reportagem completa no The Intercept Brasil.https://youtu.be/FE7OKi3BbdY
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