Michel Temer completa 1 ano à frente da presidência

Reeleito vice-presidente da República em 2014, Michel Temer tornou-se presidente interino do Brasil em 12 de maio de 2016, em razão do afastamento temporário de Dilma Rousseff.

A petista ficou afastada do mandato por 180 dias até que a abertura do processo de impeachment contra ela fosse julgado pelo Senado. Temer assumiu efetivamente o comando do Palácio do Planalto em 31 de agosto, quando o plenário efetivou o impeachment da então presidente.

Nesta sexta (12), o peemedebista completa um ano à frente da presidência, período no qual colocou em pauta debates polêmicos no país, como as reformas da Previdência e trabalhista.

Temer completa um ano no Planalto

No mesmo dia em que assumiu o comando como presidente em exercício, Temer deu posse aos 24 novos ministros do governo – entre investigados e citados na Operação Lava Jato. As críticas após o anúncio do novo mistério surgiram já no mesmo dia, pois não havia negros nem mulheres no primeiro escalão indicado pelo peemedebista.

Nos últimos 12 meses, em meio ao discurso do presidente de que o país precisa de reformas para superar “a maior crise da história”, Temer enviou ao Congresso, em 2016, as propostas de reformas trabalhista e da Previdência Social. Seu objetivo é aprovar as medidas ainda este ano.

A proposta de mudança nas regras previdenciárias, por exemplo, prevê idade mínima de 65 anos para homens e mulheres poderem se aposentar. Já a reforma trabalhista enviada por Temer abre a possibilidade para que negociações entre trabalhadores e empresas se sobreponham à legislação trabalhista. Poderão ser negociados ainda à revelia da lei o parcelamento de férias, a jornada de trabalho, o banco de horas e a redução de salário.

Em artigo publicado nesta sexta no jornal Estadão, Temer afirma que, devido à “mais profunda recessão de sua História”, as “mudanças [no Brasil] eram inadiáveis”.

“As políticas públicas que nós adotamos procuraram responder às necessidades dos cidadãos e aos problemas da nossa realidade. A atenção governamental focou o que era inadiável. E as mudanças foram realizadas, ampliando o horizonte para todos os brasileiros”, diz o presidente.

Como você avalia o governo Temer neste primeiro ano de governo?

Veja também: