Mais importante empresa de defesa do consumidor, o Reclame Aqui aderiu ao movimento "Sou Responsável" e lança o app Vigie Aqui para facilitar ao brasileiro, em parceria com o Catraca Livre e o site "As Coisas Mais Criativas do Mundo".

O Movimento Sou Responsável envolve 100 entidades, entra eles Cúria Metropolitana, Ethos e OAB/SP para estimular o protagonismo dos brasileiros.

O Vigie Aqui é um plugin que promete "mudar a política brasileira". Trata-se de uma extensão para o navegador Google Chrome que mostra em roxo, enquanto o internauta está navegando na web, quem são os políticos que têm ficha suja.

A ferramenta também é capaz de levantar os processos pelos quais integrantes dos Poderes Legislativo e Executivo em mandato respondem. As informações aparecem até mesmo nas redes sociais e sites pertencentes a essas pessoas.

Créditos:

Plugin "Vigie Aqui" marca em roxo o nome de políticos ficha-suja

Com apenas três cliques, é possível instalar o plugin do Vigie Aqui no navegador. Depois, basta navegar normalmente que, sempre que o nome de um político eleito aparecer, o Vigie Aqui o exibirá em roxo caso ele tenha pendências na Justiça. Caso deseje, é só passar o mouse por cima do nome para conferir a ficha judicial do político.

Créditos:

Plugin "Vigie Aqui" marca em roxo o nome de políticos ficha-suja

Já há o monitoramento de 714 políticos, com 1.556 processos registrados _ 411 deles surgem pintados de roxo.

O Vigie Aqui não analisa o caso de deputados federais e senadores que já foram cassados, como Eduardo Cunha. Processos sob sigilo de Justiça não aparecem, pois não constam na base de dados oficial dos tribunais.

A extensão foi criada pelo Instituto Reclame Aqui, que atualiza os dados mensalmente com a ajuda de alunos da PUC-PR. Há uma campanha de financiamento coletivo para quem deseja apoiar a iniciativa com doações.