Curso aborda música de protesto nos anos de ditadura

As inscrições podem ser realizadas meia hora antes do início das aulas

Durante os anos de Ditadura Militar que obscureceram o país, o anseio por liberdade tomou as ruas em forma de contestação, enfrentamento armado e engajamento cultural.  A música de protesto ganhou voz no coro de milhares e, sob a autoria de grandes artífices do cancioneiro popular,  utilizou-se da arte para contrapor a contravenção, transgredir a ordem e clamar, sobretudo, por justiça.

Verso inspirado na canção "Apesar de Você", de Chico Buarque de Hollanda, traduzia a luta por liberdade nas ruas de todo o país

Para reflexão e compreensão desses anos de turbulência política, social e artística, o Centro Cultural Authos Pagano apresenta o curso “A Hora do Grito – Antologia da música de protesto brasileira”. Ministrado pelo crítico e pesquisador musical André Domingues, os encontros serão realizados às terças-feiras, das 20h às 22h, até 26 de junho, com entrada Catraca Livre.

Além do cenário brasileiro, o curso buscará referências em outros períodos históricos e diferentes contextos sociais mundo afora: seja através da sátira política do início do século, a canção social europeia do período entre-guerras ou a protest song norte-americana, que se opunha à presença estadunidense no Vietnã e contestava a Guerra-Fria travada entre EUA e URSS.

 

Sonoridades latinas

O curso terá uma aula toda dedicada à música de protesto da América Latina, com participação especial do Prof. Dr. Conrado Silva, do Departamento de Música da UnB.

Confira apresentação de “Apesar de Você”, transmitida no programa “Ensaio” da extinta  TV Tupi.

Por Redação