Festival reúne jazz e hip hop em Diadema

Festival apresenta mais de 15 atrações, misturando os quatro elementos do hip hop com o peso dos 26 integrantes da Banda Jazz Sinfônica de Diadema

De origem semelhante, o jazz e o hip-hop têm na herança socio-cultural do homem negro norte-americano a razão e a influência para a criação de sua obra. Entre scratches, swing, beat, improvisação, cool e o bop, as duas vertentes descendem da resistência artística afrodescendente: seja nos campos de algodão de Nova Orleans ou pelas ruas do lado sul do Bronx, durante a década de 1970, o fato é que ambos caminham lado a lado e apresentam uma sonoridade de força, respeito e atitude, que se renova e transforma a música de todo o planeta.

Para celebrar o encontro entre os dois gêneros musicais, nos dias 4 e 5 de agosto acontece a 4ª edição do Big Band Jazz Hip Hop, em Diadema. Durante quase 24 horas de evento, o festival apresenta mais de 15 atrações misturando os quatro elementos do hip hop com o peso dos 26 integrantes da Banda Jazz Sinfônica de Diadema.

Scratches, beat, cool e bop

Realizado desde 2010, o encontro propõe o incentivo de atividades como dança de rua, grafite, MC e DJ como expressões artísticas, contribuindo para a difusão, formação cultural e desenvolvimento regional.

Além disso, o festival possibilita a apresentação dos grupos de Hip Hop (M.Cs, D.Js, Grafiteiros e Breakers), existentes em Diadema e na região do ABC, promovendo a diversidade cultural e a integração das artes e estilos musicais.

Confira o videoclipe de “Brasil, os dois lados da moeda”, interpretada pelo grupo Ornamentais, que se apresenta no sábado:

Confira a programação completa:

Sábado

A partir das 13h

DJ residente: Tano (Z’Africa Brasil)

MC residente: Tiagão

Aulas de soul funk com Flávia (Grupo Soul Sisters) e King Nino Brown

Lançamento do álbum Universo Preto Paralelo, trabalho de estreia de Bá Kimbuta

Show com o grupo de rap Ornamentais MC’s

Palestra e apresentação sobre grafite com os grafiteiros Onga e For!, que farão grafites em tela durante o evento

Apresentação do grupo de break Afrobreak

Batalha de MC’s com premiação de R$500 mais brindes para o 1º lugar

DJ residente: Lord

MC residente: Beto Criolo (Ornamentais MC’s)

Batalha de break com premiação de R$500 mais brindes para o 1º lugar

Homenagens e intervenções de dança black com King Nino Brown

Palestra e apresentação sobre grafite com os grafiteiros Bocão e Tota, que farão grafites em tela durante o evento

Banda Jazz Sinfônica de Diadema com Grupo O Motim e a cantora Cris Silva