Álcool aumenta risco de câncer

Por: Catraca Livre

Verão, férias e cerveja. Essa combinação pode agradar alguns paladares, mas exige cautela: bebidas alcoólicas podem aumentar o risco de câncer, segundo especialistas do Instituto Oncoguia.

Pesquisas indicam que o álcool é uma das causas conhecidas de câncer de boca e orofaringe, faringe, laringe, esôfago, fígado, mama e colorretal. O risco é diretamente proporcional à quantidade consumida ao longo do tempo e não ao tipo de bebida, mas ainda não se sabe como a substância aumenta o risco da doença.

Excesso de álcool pode aumentar o risco de câncer

Não é preciso deixar o chopinho de lado, mas obedecer limites. Para homens, ele é de até dois drinques por dia; para mulheres, de um – cada dose corresponde a 350 ml de cerveja, 150 ml de vinho ou 45 ml de licor. A quantidade para elas é menor em função do tamanho corporal e porque o organismo feminino decompõe o álcool mais lentamente.

A bebida tem outros efeitos no corpo, incluindo o aumento do peso. É bom lembrar que a obesidade é um fator conhecido por aumentar os riscos para vários tipos de câncer.

Quer saber mais? O Instituto Oncoguia oferece orientações personalizadas gratuitamente sobre direitos, qualidade de vida e tratamentos contra o câncer. Basta entrar em contato com a organização pelo site ou pelo 0800-773-1666.

Por QSocial