Confira 9 atrações imperdíveis em Bombinhas (SC)

Por: Catraca Livre

Bombinhas, no litoral de Santa Catarina, é um daqueles lugares incríveis, que é possivelmente capaz de deixar qualquer um apaixonado. Quem visita este paraíso uma vez, retorna inúmeras vezes. Já que, além de ser maravilhosamente bela, a cidade, que é conhecida como a Capital do Mergulho Ecológico, reserva diversos passeios imperdíveis para os seus visitantes.

Tem passeios para todos os gostos e, principalmente, todos os bolsos. A cidade possui desde atrações para os mais agitados como para os mais calminhos.

Para os aventureiros de plantão, por exemplo, têm passeios recheados de belezas naturais e sensações indescritíveis. Para os mais tranquilos, têm lindas praias, museus e atividades mais leves. Bom, mas tem um passeio que pode-se incluir na lista de todos…O que envolve a deliciosa gastronomia do município, pois trata-se de um passeio muito gostoso –literalmente falando.

Mas, para que você não fique perdido em meio a tantas atrações, nós, do portal TemporadaLivre, selecionamos alguns passeios imperdíveis de Bombinhas e vamos contar um pouquinho sobre cada um deles. Assim, ficará mais fácil de você planejar o seu roteiro. Confira!

Parasailing

Você pode experimentar a aventura de voar entre o mar e o céu num voo de parasailing. Rebocado por um barco, voando suavemente ao sabor dos ventos, poderá desfrutar uma panorâmica única das paisagens esplendorosas das praias de Bombinhas e Bombas.

Vôo livre (paraglider e asa delta)

Durante o verão, muitos turistas gostam de voar sobre as coloridas e atraente paisagens da região. O Parque Municipal do Morro do Macaco conta com uma tampa de saltos no seu topo, de onde os apaixonados pela aventura decolam de 153 metros de altura em vistosos paragliders e asas deltas.

Surfe

As praias de Bombas, no canto esquerdo, Quatro Ilhas, no canto direito da praia, com ondas rápidas e tubulares, e a praia do Mariscal, com a perfeição das suas ondas, são as escolhidas para a prática do surfe.

De águas cálidas e muito limpas, rodeadas de morros, muita vegetação e a procurada tranquilidade, são ideais e muito apreciadas pelos adeptos do esporte.

Nas praias de Bombinhas são realizadas algumas etapas de campeonatos estaduais de surfe.

Mergulho

Considerada a Capital do Mergulho Ecológico, as praias do Embrulho, Lagoinha, Sepultura e do Biguá são ideais para quem quer iniciar o mergulho com máscara e pé-de-pato. Quatro Ilhas, no canto esquerdo da praia, de mar calmo e muito limpo, proporciona mergulhos de profundidades de um a três metros, com diversidade de espécies como estrelas, ouriços, cavalos marinhos e peixes.

No canto direito da praia de Bombas, como assim na praia de Bombinhas, é usual a prática do snorkeling, avistando variedade de peixes e espécies marinhas.

Mas o melhor fundo da região se encontra nas Ilhas da Reserva Biológica do Arvoredo, a 7 km do continente, 4 ilhas de exuberante beleza, águas límpidas, naufrágios, e uma importante biodiversidade marinha, é visitada por mergulhadores de todas partes do mundo, sendo um dos melhores pontos de mergulho do Brasil.

A maioria das escolas de mergulho de Bombinhas, credenciadas por organizações internacionais, oferecem diversos cursos, como batismo para iniciantes, cursos básicos, mergulho noturno e cursos avançados; também aluguel e manutenção de equipamentos, passeios de barco, lanchas rápidas, lojas especializadas e tudo o necessário para o mergulhador.

Esportes náuticos

As praias de Zimbros, Canto Grande (Mar de dentro) e Bombinhas, por ter águas calmas, contam com as condições ótimas para a prática de esportes náuticos. Windsurfe, jet-ski, iatismo, esqui-aquático, bananas boat, parasailing, caiaqui, são só alguns dos mais praticados. Alguns deles também são praticados pelos mais experientes nas praias com ondas.

Passeios de barco

Bombinhas conta com diferentes opções para realizar passeios de barco por suas cristalinas, seja em escunas, lanchas ou veleiros.

 Um dos destinos principais é a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, onde se pode praticar mergulho e o snorkeling.

Outro itinerário permite desembarcar na Ilha de Porto Belo para desfrutar de um bom banho de mar, mergulho, e realizar caminhadas pelas trilhas da ilha.  Também pode contratar um barco e criar seu próprio destino. O Iate Clube de Bombinhas oferece serviços aos turistas.

Gastronomia

A gastronomia em Bombinhas, influenciada pela cultura açoriana, é composta basicamente por frutos do mar. Peixes frescos e camarões sem conservantes pescados no dia, mariscos e ostras são colhidos diariamente, e este é o segredo dos deliciosos sabores e aromas da culinária típica da região.

A caldeirada, em especial com garoupa, peixe e escabeche, os peixes na brasa tainha e anchova, e o camarão ao bafo e ensopado, são só alguns dos gostosos pratos para o deleite.

Mas, Bombinhas também oferece pratos da cozinha nacional e internacional elaborados por chefs especializados, assim como variedades de carnes, massas, rodízios de pizzas, petiscos e refeições nos prestigiosos restaurantes e pizzarias da cidade.

Museus

Os engenhos de farinha e cana-de-açúcar com tração animal trabalham para produzir farinha de mandioca, caldo de cana e melado, num ambiente açoriano na Vila do Engenho.

Apresentações folclóricas, comida típica, objetos antigos e fotos são apreciados no Instituto BoiMamão, um engenho aberto a visitação, cheio de história e cultura. Outra proposta é o Museu do Mar, com 3000 amostras de espécies marinhas, fósseis, espécies vivas e muito mais.

Caminhadas e Mountain bike

Bombinhas é um lugar ideal para entrar em contato com a natureza, desfrutar do ar puro, da vegetação imponente da Mata Atlântica e das maravilhosas paisagens.

Caminhos de bromélias, orquídeas, palmeiras, cachoeiras, natureza selvagem, atrativos irresistíveis para não deixar de aproveitar.

Partindo da praia de Zimbros, uma trilha leva a praias quase desertas e à cachoeira da praia Triste, é uma ótima opção para o trekking e mountain bike.

No Morro do Macaco, a trilha feita a pé é a mais procurada, a estrada do Morro do Macaco permite chegar até a praia da tainha, possui no seu topo uma trilha que leva até o Mirante ECO 360, com uma assombrosa visão da península toda.

Para os mais aventureiros, a trilha para a praia da Tainha com saída pela baía de Canto Grande, oferece um visual encantador com diversos tipos de bromélias, que florescem no período de outubro a janeiro.

No costão esquerdo de Bombas, temos a trilha da Galheta, seguindo pela trilha, em meio a vegetação nativa se pode chegar até a praia do Estaleiro, uma praia pequena, limpa e muito bonita. Outra trilha interessante é a trilha de Quatro Ilhas.

Parque Municipal da Galheta

O Parque Municipal da Galheta está situado em uma área remanescente da Mata Atlântica e, por isso, possui paisagens incríveis. O parque não possui infra-estrutura para receber visitantes, mas as trilhas são bastante procuradas durante a alta temporada. É um dos locais preferidos dos visitantes que querem praticar ecoturismo. O Parque Municipal da Galheta está no costão da Praia de Bombas, que tem 2 km de extensão, mar aberto e águas transparentes. O nome da praia foi criado pelos açorianos, que chegaram à região e decidiram chamá-la de Bombas devido ao forte barulho das ondas.