De 8 a 11 de novembro acontece a “Semana Fala Jovem”, iniciativa do CENPEC e da Fundação Itaú Social que propõe a articulação, integração e o diálogo entre os 600 jovens participantes do Programa Jovens Urbanos. O evento teve abertura na Casa das Caldeiras na última terça-feira (8) e segue com as atividades no Grajaú, Heliópolis, São Miguel Paulista e Lajeado.

Créditos:

Cerca de 600 jovens marcaram presença no evento de abertura da "Semana Fala Jovem"

Em sua primeira edição, a “Semana Fala Jovem” dá destaque à troca de experiências e  projetos que estimulem o pensamento criativo e o letramento na cidade. A programação inclui a participação de coletivos, organizações sociais, educadores e artistas. “Este encontro pode ter fundamental importância para o futuro destes meninos e meninas. Aqui eles percebem o verdadeiro valor de seus projetos”, resume o ator e educador  César Negro.

 

 

No primeiro dia, o encontro deu espaço à troca de diálogos com a participação de Thiago Vinícius, do Banco Comunitário União Sampaio, Ney Hugo, integrante da banda Macaco Bong e representante do Circuito Fora do Eixo, além dos rappers Fiote e Emicida, que em uma visita surpresa comentou sobre a sua trajetória e projetos des, como o selo Laboratório Fantasma. Na rápida participação, o artista usou um pouco da sua experiência para incentivar os jovens “Você tem que acreditar no que você é capaz de fazer”.

Antes de deixar o evento, Emicida deu uma palhinha e mostrou o poder da sua poesia, com uma rima referente ao projeto. A improvisação contou com a ajuda do jovem Richard, da Comunidade Cidadã da região do Grajaú.

Nos próximos dias a programação do encontro será dividida em quatro regiões da cidade, Grajaú, Heliópolis, São Miguel Paulista e Lajeado. Entre as atividades, destaque para a apresentação de projetos, realização de oficinas, visitas a bibliotecas e museus. “A Semana veio numa oportunidade propícia, já que estamos em um momento de conclusão dos projetos e será fundamental que eles tenham contato com outras iniciativas, trabalhos e idéias”, finaliza a organizadora do evento,  Rita Carmona.

Confira a programação completa aqui.