Um passeio que deixa a estadia em Santorini mais completa

Desejável desde os primeiros instantes na ilha grega de Santorini, o cruzeiro ao redor da caldeira é a oportunidade de navegar nas águas azuis e profundas do mar Egeu, observando toda aquela beleza de um modo amplo e diferenciado.

Não resistindo à essa ideia, tem a excursão clássica para as ilhas vizinhas, no barco de madeira tradicional, com saída do porto antigo de Firá o qual é acessível pelo teleférico ou escadarias.

Dica: por praticidade e para evitar passar próximo aos vários burros e mulas(animais típicos da ilha) que ficam na escada transportando os visitantes, é melhor utilizar o teleférico.

Já navegando, quanto mais nos afastamos, mais impressionante é a visão que conseguimos da imensidão do penhasco. Tendo a primeira parada em Palea Kameni, com tempo para banho nas águas termais (recomendado para quem consegue nadar com eficiência, por causa da profundidade) de lá, seguimos para Nea Kameni que surgiu a cerca 1570 d.C. (a mais nova terra no mar Mediterrâneo) e ainda em expansão.

Em Palea Kameni
Créditos: Picasa
Em Palea Kameni

O barco ancora e saímos para caminhar nesse que é um dos célebres cartões postais, a cratera que vemos de Firá e Firostefani. Trajeto convidativo pelo cenário que combina as rochas vulcânicas (exalam o cheiro de enxofre), a vastidão do mar com várias embarcações, inclusive os cruzeiros luxuosos e claro, a arquitetura de Santorini ostentando perfeição lá no alto.

Contudo, tão intenso quanto a paisagem e sensação de estar em um vulcão ativo, é o cansaço de fazer a subida, principalmente se for durante o verão, devido às altas temperaturas. Mesmo assim, retornamos extasiados e cientes de que esse passeio é imperdível. Dica: caso queira um tour prolongado, existe a opção que inclui a ilha de Thirassia.

Já para quem prefere sofisticação e maior privacidade, é ideal fazer o cruzeiro de catamarã. A comodidade inicia no serviço de transfer, quando nos buscam no hotel em um micro-ônibus e vamos para Ammoudi, o porto de Oia. Há cruzeiros que partem da marina de Vlychada.

O tour é de aproximadamente 5 horas, totalmente relaxante, com a tripulação explicando as atrações turísticas, enquanto nos acomodamos com a melhor vista possível para não perder nenhum detalhe.

Ao som de músicas selecionadas, passamos por lugares “escondidos” que parecem intocáveis. Além de paradas em Palea Kameni, praias Branca e Vermelha (Red and White Beach) – duas das mais famosas e Mesa Pigadia, na qual servem um almoço preparado a bordo. Bebidas disponíveis no bar em toda a nossa permanência. No final, oferecem um brinde e sobremesa típica para saudar essa experiência memorável. Ressalto que outra diferença entre esse passeio e o anterior, é que não subimos na cratera, apenas passamos ao lado.

Essas foram as nossas vivências, dependendo da embarcação pode haver alteração no itinerário.

Um tour romântico e ao mesmo tempo descontraído
Créditos: Picasa
Um tour romântico e ao mesmo tempo descontraído
Das várias formas de aproveitar Santorini com exclusividade
Créditos: Picasa
Das várias formas de aproveitar Santorini com exclusividade
O contraste de Oia no topo das rochas vulcânicas
Créditos: Picasa
O contraste de Oia no topo das rochas vulcânicas

Então, ficou imaginando-se no mar Egeu, visitando as ilhas próximas e apreciando de forma exclusiva a ilha mais romântica da Grécia? Por serem atividades bastante solicitadas, reserve com pelo menos um dia de antecedência. Se for durante a tarde, para apreciar o pôr do sol no mar, mais romântico ainda.

Enquanto eu não retorno por lá, um abraço daqui de Creta. Para mais informações sobre Santorini e outros lugares da Grécia, acesse: A Grécia do seu jeito  no Facebook ou Instagram .Será muito bom ter você conosco. Amanda Fontenele