Porto de Galinhas é ponto de partida para explorar Zona da Mata pernambucana

Além de oferecer lindas praias e uma programação ecológica fascinante, a praia de Porto de Galinhas, no município de Ipojuca, é também um ponto de partida para explorar a natureza do interior pernambucano.

Seguindo em direção à Zona da Mata, por aproximadamente uma hora, chega-se em Primavera, cidade que abriga a Cachoeira do Urubu, uma das mais imponentes do Estado, com 33 metros de queda d’água.

Cachoeira do Urubu tem queda d’água de 33 metros de altura

Localizada no Parque Ecoturístico que leva o mesmo nome, a Cachoeira do Urubu é uma boa opção para refrescar-se em meio a um cenário quase intocado, coberto pela Mata Atlântica.

Pouco conhecido entre os turistas, o acesso se dá por meio de trilhas de pedras com vista para as quedas d’água que produzem uma sequência ininterrupta de sons, gerando uma sensação de bem-estar ideal para relaxar o corpo e a mente dos aventureiros.

Dentro do parque há ainda uma completa infraestrutura de hospedagem e lazer, com salão de eventos, área para camping, piscina com toboágua, banho de bica, canyoning, passeio de caiaque e bote.

Pouco conhecido entre os turistas, o acesso à Cachoeira do Urubu se dá por meio de trilhas de pedras

O espaço conta ainda com redários, lojinhas com vendas de artesanato, bares e restaurantes. Um deles, bastante requisitado, é o Restaurante Moquém, que serve um cardápio tipicamente nordestino, a exemplo do baião de dois e bolinhos de aipim.

Geralmente, o passeio até a região da cachoeira é feito de jipe, que pode ser contratado no balneário.

O cenário, tomado pelos canaviais e pelas casas dos cortadores desse tipo de lavoura, é inspirador. Uma boa dica é solicitar ao guia uma parada para ver o corte e a moagem da cana.