Abismo Anhumas, uma das atrações mais exclusivas de Bonito

Sem dúvida, o Abismo Anhumas é a versão mais radical de todo o destino, uma experiência em que são autorizados, por dia, apenas 20 (corajosos) viajantes.

A 23 km do centro de Bonito, no Mato Grosso do Sul, essa caverna com entrada vertical tem acesso obrigatório por um rapel negativo, quando não se coloca os pés em nenhum local de apoio, com 72 metros de profundidade até a plataforma flutuante sobre o lago dentro do abismo.

Rapel de acesso ao Abismo Anhumas

Radical e complexa, a experiência exige treinamento prévio, na sede da agência, no centro da cidade.

Considerado uma das maiores cavernas submersas do Brasil, o Buraco, como o local também é chamado, possui uma fenda de entrada, equivalente a um edifício de 26 andares.

Abismo Anhumas, em Bonito, no Mato Grosso do Sul

Nesse interminável rapel negativo, os primeiros 15 metros são vencidos entre rochas lascadas que recortam a paisagem hostil daquelas terras interiores, formadas há milhares de anos.

Lá embaixo se vê a corda de rapel que se funde (e confunde) com as ranhuras das rochas e sustenta quem se esforça para alcançar a plataforma de madeira sobre boias.

Abismo Anhumas, em Bonito

Considerada uma das maiores cavernas submersas do mundo, onde estalactites pendem do teto alto do salão principal da caverna e cones calcários emergem do fundo do lago interno, o Anhumas é a versão radicalizada de Bonito, destino que fez fama com inocentes flutuações em águas cristalinas.

Falta fundo, falta luz e às vezes parece até faltar ar. O Abismo fascina e assombra, mas nada do que foi escrito aqui será suficiente para descrever o que se experimenta no local.

Rapel de 72 metros, no Abismo Anhumas, em Bonito, Mato Grosso do Sul

A atividade é exigente e pode ser combinada com passeios de bote no interior da caverna e flutuações sobre cones naturais de até 20 metros de altura, localizados em um lago interior de 80 metros de profundidade.

Para os credenciados, é possível fazer também mergulho com cilindro, onde aquelas formações calcárias podem ser vistas em sua totalidade, bem como um esqueleto de um tamanduá, a 18 metros de profundidade.

SAIBA MAIS
Abismo Anhumas
www.abismoanhumas.com.br

Em parceria com Viagem em Pauta

O Viagem em Pauta é o projeto pessoal do jornalista Eduardo Vessoni, profissional que atua com turismo desde 2008 e já colocou os pés em todos os continentes.

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário viagemempauta

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.