A Oktoberfest, tradicional festa dedicada à cerveja e à cultura alemã, encontrou na cidade de Blumenau, em Santa Catarina, o endereço perfeito para sediar as celebrações de uma das festas mais animadas do Brasil. A festa catarinense teve sua primeira edição em 1984, quando reuniu 102 mil pessoas em 10 dias. O consumo médio de cerveja naquele primeiro ano foi de um litro por pessoa.

A partir daí a Oktoberfest de Blumenau se consagrou no calendário festivo do Brasil. O evento, inspirado na grande festa alemã que teve origem em 1810 em Munique, recebe aproximadamente 600 mil pessoas por ano. Blumenau, que antes já preservava os costumes dos antepassados vindos da Alemanha para formar colônias no Sul do país, hoje é um pólo da cultura germânica.

Créditos: Divulgação/Oktoberfest

O consumo médio de cerveja naquele primeiro ano foi de um litro por pessoa

Este ano, em sua 34ª edição, a Oktoberfest Blumenau acontece de 4 a 22 de outubro. Ao longo dos anos, a festa se profissionalizou e investiu em uma grande infraestrutura, que garante ao viajante uma excelente experiência. O evento envolve toda a cidade, mas fica centralizado no Parque Vila Germânica, no Bairro da Velha, formado por três grandes pavilhões e uma área externa com lojas e restaurantes. Lá, os visitantes encontram diversos tipos de lembranças da cidades e também artigos tradicionais da festa.

A programação da Oktoberfest de Blumenau 2017 acontece dentro dos pavilhões do Parque Vila Germânica e na rua XV de Novembro, que fica no centro de Blumenau. Para os apaixonados por cervejas este é o destino ideal. São diversas opções da bebida – há até chopes de vinho. Mas se engana quem acredita que a Oktoberfest de Blumenau é só cerveja. É também folclore, memória e muita tradição. Ao longo dos 19 dias de festança, há diversas apresentações musicais, espetáculos de dança e muita culinária típica.

Cerveja, muita cerveja

Em 33 anos de festa os organizadores já contabilizaram mais de 20 milhões de visitantes e pasmem: 14 milhões de litros de cerveja já foram consumidos na festa. Sim, é muita cerveja! E muitos tipos dela. Há opções de cervejas mais populares e outras de produção local. Este ano, o viajante poderá degustar a bebida das seguintes cervejarias: Eisenbahn (Cervejaria Oficial), Baden Baden, Schin, Bierland, Cervejaria Blumenau, Wunder Bier e Das Bier.

Continue lendo no blog do Guichê Virtual.

Toda elegância do Vale Europeu, em Santa Catarina

Imagem Autor

O Guichê Virtual é um aplicativo para busca e compra de passagens de ônibus. Nós conectamos passageiros a mais de 5 mil destinos do Brasil e América do Sul.

+ posts do autor

Rede Catraca Livre

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.