Tour leva visitantes à época dos barões do café no sul do RJ

11/04/2016 12:01 / Atualizado em 19/04/2016 13:02

No auge do ciclo do café, a cidade de Vassouras, no sul do Estado do Rio de Janeiro, era considerada uma extensão da “capital” do Império. Os barões se estabeleceram na região ostentando suas riquezas em suntuosos casarões reproduzindo no interior, o ambiente de prestígio político e econômico das grandes cidades à época.

Tudo do que existia de mais requintado  era possível encontrar nas imponentes e ricamente decoradas sedes das fazendas cafeeiras.

Caracterizados, os historiadores Adriano Novaes e Samanta Souza recebem visitantes na Fazenda Paraízo, em Rio das Flores, que mantém parte do acervo original
Caracterizados, os historiadores Adriano Novaes e Samanta Souza recebem visitantes na Fazenda Paraízo, em Rio das Flores, que mantém parte do acervo original

A região de Vassouras foi o grande centro de produção e comercialização do grão, que gerou enormes lucros ao Império com a exportação do produto –75% do café consumido no mundo à época eram produzidos na região conhecido como do Vale do Café.

A partir das últimas décadas do século 19, a oferta do café começou a se tornar muito superior à demanda, havendo uma quebra na economia. Com a sanção da Lei Áurea, extinguindo a mão de obra escrava, e o arrasamento das terras, que já não eram tão férteis, os fazendeiros ficaram endividados com os bancos e deixaram a região.

Vista da sede da Fazenda União, em Rio das Flores, serve almoço na antiga propriedade do Barão do Rio Preto e recebe hóspedes
Vista da sede da Fazenda União, em Rio das Flores, serve almoço na antiga propriedade do Barão do Rio Preto e recebe hóspedes

Como forma de manter parte desta história viva, 18 empreendimentos turísticos entre fazendas, hotéis, restaurantes e artesãos de cinco cidades que integram o Vale do Café –Barra do Piraí, Piraí, Rio das Flores, Valença e Vassouras–, em parceria com o Sebrae-RJ, criaram o “Tour da Experiência Caminhos do Brasil Imperial”.

Cada empreendimento desenvolveu um produto inédito que permite ao visitante um contato com a história através dos sentidos e da vivência.

Sejam através de recitais de músicas e saraus, oficinas de bordado da época das baronesas ou pratos que fazem releitura de banquetes servidos à família imperial, as atividades elaboradas resgatam os hábitos e refinamentos dos barões do café, a mistura de raças, transformando o visitante em personagem.

Roteiros

Uma das atrações do “Tour da Experiência” é a visitação às fazendas históricas do Vale do Café, que envolve 15 municípios do Rio de Janeiro. Em algumas delas, os visitantes são recebidos pelos barões e baronesas que lá viveram, como o Barão do Rio Preto, na Fazenda Paraízo.

O tour é divido em cinco roteiros —Roteiro das Flores, que passeia pelas fazendas e recantos do município Rio das Flores, com destaque para a Fazenda União, que oferece almoço na antiga propriedade do Barão do Rio Preto e passeio pela Fazenda Paraízo, a mais autêntica da região.

Depois o Roteiro África e Império, que usufrui das belezas naturais e culturais das propriedades de Barra do Piraí, com degustação de café colonial na charmosa pousada Brisa do Vale, em Ipiabas e apreciação do elaborado sarau histórico na Fazenda Florença, em Valença.

O Roteiro da Arte e Café revela os sabores de Piraí na visita ao restaurante e Pousada Casa do Manequinho e a passagem por Barra do Piraí possibilita a visita a fazendas recém-abertas ao público, como a Alliança.

Elisabeth Dolson recebe visitantes na Fazenda Santa Eufrásia, única do roteiro tombada pelo Iphan
Elisabeth Dolson recebe visitantes na Fazenda Santa Eufrásia, única do roteiro tombada pelo Iphan

O Roteiro Raízes Brasileiras, que inclui os municípios de Barra do Piraí e Vassouras, leva o visitante à tradicional fazenda Ponte Alta, que possui o mais antigo sarau da região e pelo Hotel Santa Amália, com noite de danças africanas e jantar com cardápio dos barões.

Já o Roteiro da Eufrásia, em Vassouras, o tema central é Eufrásia Teixeira Leite, a primeira grande investidora brasileira, e que tem no Mara Palace Hotel um dos seus pontos altos, com chá e declamação de versos de cordel em sua homenagem.

Plantão Histórico

Jardins da Fazenda Vista Alegre, recebe visitantes
Jardins da Fazenda Vista Alegre, recebe visitantes

Para facilitar o acesso dos turistas às fazendas da região do Vale do Café, foi lançando no fim do ano passado o projeto “Plantão Histórico”. Nove propriedades da região de Barra do Piraí, Piraí, Valença, Vassouras e Rio das Flores abrem suas portas pelo menos uma vez na semana, em dias e horários alternados.

Confira abaixo a programação:

Segundas-feiras
10h – Fazenda Santa Eufrásia, em Vassouras
Contato: (24) 99994 9494 e (21) 99926-9619

Terças-feiras
15h – Fazenda Cachoeira Grande, em Vassouras
Contato: (24) 2471-1264, (24) 98123-1866 e (21) 9-99114339, ou por e-mail

Quartas-feiras
10h – Fazenda Ponte Alta, em Barra do Piraí
Contato: (24) 2443-5005, ou por e-mail

Quintas-feiras
11h – Fazenda do Paraízo, em Rio das Flores
Contato: (24) 2458-0093, (24) 99859-5727, ou por e-mail

14h – Fazenda União, em Rio das Flores
Contato:(24) 2491-1044, (24) 2491-2685, ou por e-mail

15h – Fazenda São João da Prosperidade, em Barra do Piraí
Contato: (24) 2442-3194, (24) 99967-0333, ou por e-mail

Sextas-feiras
11h – Fazenda Vista Alegre, em Valença
Contato: (21) 98817-0747, ou por e-mail

14h – Fazenda Alliança, em Barra do Piraí
Contato: (21) 2266-0567, (21) 7892-9499, ou por e-mail

16h – Fazenda Florença, em Conservatória, distrito de Valença
Contato: (24) 2438-0124, (24) 2438-1195, ou por e-mail

Mais informações: www.facebook.com/Vale do Café – Tour da Experiência

*O jornalista viajou a convite do Tour da Experiência