Trem do forró anima turistas em Campina Grande, na Paraíba

Arrochem os cintos, entrem no clima, solte as pernas e deixe o corpo sacudir o esqueleto para onde a Locomotiva do Forró irá levá-los. E assim então começa a viagem que dura cerca de 2 horas –percurso de aproximadamente 20 km– entre a Estação Velha, em Campina Grande, e Galante, ambas na Paraíba.

Chegando a Galante, o turista pode apreciar as atrações com bandas de forró estilizado e trios de forró. O passeio ainda oferece: exposição de artesanato local e de cidades vizinhas.

Turistas aguardam para embarcar na Locomotiva do Forró
Créditos: Photographer:Eduardo Andreassi
Turistas aguardam para embarcar na Locomotiva do Forró

Também em Galante a culinária Nordestina pode ser apreciada em seu cardápio mais diversificado, que vai da pamonha ao arrumadinho de feijão verde, buchada ou picado de bode, entre muitas outras iguarias.

Sanfoneiros alegres e cantantes, a bordo em cada um dos sete vagões do trem –equipados com banheiros e bar–, animam a festa. Muito forró, xaxado e xote acaloraram até o mais acanhado e o mais borocoxô dos turistas, ao longo de seus sete vagões –todos com uma equipe de segurança altamente treinada, que acompanha os passageiros desde a saída até o retorno a Campina Grande.

O sanfoneiro Mahatma Costa foi uma das atrações da Locomotiva do Forró
Créditos: Photographer:Eduardo Andreassi
O sanfoneiro Mahatma Costa foi uma das atrações da Locomotiva do Forró

No quesito animação e festejo, os nordestinos são professores. Sabem mais do que ninguém como acalorar essa grande festa e “fazer de um limão, uma limonada”. Carinhosos, hospitaleiros, festivos e sempre com uma palavra amiga e um belo sorriso no rosto, não deixam que ninguém fique parado. Aliás, ficar parado e não aproveitar essa grande festa é algo impossível de ser feito.

Pelas janelas, enquanto o povão dança, brinca e ouvem músicas festivas, assistimos as paisagens entre as cidades. Todos acenam para a locomotiva ró e sorriem para os passageiros desse gigantesco arraial que viaja com até mil festeiros a bordo.

A festa como não poderia de ser, é tradicional e tipicamente nordestina. E assim deve continuar para não perder seu encanto e suas raízes. Garotos, homens, mulheres e até idosos tocam seus instrumentos com enorme maestria. E o povão adora e aprova.

As viagens ocorrem neste fim de semana (23, 24 e 25 de junho), com saídas sempre às 10h, da Estação Velha (no Museu do Algodão), e com retorno para Campina Grande às 15h. Os ingressos custam entre R$ 150 e R$ 500.

Os passaportes podem ser adquiridos na Autocar Turismo, localizada na Rua Doutor Severino Ribeiro Cruz, nº 625 – Centro (em frente ao Museu dos Três Pandeiros), na loja Mr. Kitsch do Partage Shopping ou pelo site www.locomotivadoforro.com.br.

Por Eduardo Andreassi