Uma viagem única pelas águas do rio Negro, na Amazônia
Por Eduardo Cordeiro, da Garupa
Uma aventura no coração da Amazônia Brasileira. Uma viagem de experiência em meio à espetacular diversidade natural do Rio Negro.
Resultado de numa parceria entre a ONG Garupa e o ISA – Instituto Socioambiental, a Expedição Serras Guerreiras de Tapuruquara, em outubro, é isso e muito mais: ela é parte de um incrível projeto de turismo de base comunitária em terra indígena.
A ideia é que a atividade turística que começa a ser realizada ali seja uma alternativa para o desenvolvimento sustentável da região. Por isso mesmo, as comunidades que receberão a expedição participaram ativamente tanto da formatação dos roteiros como da organização da rotina dos viajantes, que viverão intensamente o dia a dia local.
- Como melhorar a memória naturalmente com exercícios físicos
- Tudo o que você precisa saber antes de subir o Monte Roraima
- Embratur e Salvador são destaques do 2° Prêmio do Afroturismo
- Passeios imersivos revelam as belezas dos rios da Amazônia
Dormir em rede e tomar banho de rio serão parte da imersão, assim como os passeios em canoas tradicionais para conhecer praias e ilhas, as trilhas na mata, as subidas de serra, as festas e rituais, o cultivo na floresta e a confecção de artefatos e utensílios de fibra e cerâmica.
A expedição será dividida em dois roteiros: Iwitera (serra) e Maniaka (mandioca). O primeiro tem perfil mais aventureiro e o segundo, mais cultural, mas ambos oferecem experiências diversificadas –há muita cultura e aventura nas duas viagens.
Todo o conceito da Expedição foi elaborado, além da Garupa e do ISA, pela ACIR (Associação das Comunidades Indígenas e Ribeirinhas) e a Foirn (Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro) –a Funai(Fundação Nacional do Índio) e o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) apoiam o projeto.
As vagas para as viagens de outubro esgotaram em uma semana, mas as inscrições ainda estão abertas para os roteiros de novembro: Roteiro Iwitera, dos dias 17 a 26, e Roteiro Maniaka, entre os dias 25 de novembro e 3 de dezembro (há, ainda, a possibilidade de mais uma expedição ser realizada em fevereiro). Para saber mais sobre o projeto e fazer uma pré-inscrição, é só visitar o site serrasdetapuruquara.org.
Post publicado originalmente no site da Garupa.
***
Viajar pode fazer mais. Por você e pelos lugares que visita. Este é o lema da Associação Garupa, Organização Social de Interesse Público (OSCIP) que trabalha com o turismo sustentável como ferramenta para promover distribuição de renda e preservação de riquezas naturais e culturais do Brasil. A Garupa atua no apoio a comunidades e iniciativas em três frentes: por meio de consultoria para campanhas de crowdfunding, da realização de Expedições Garupa ou da divulgação de experiências sustentáveis através do Guia do Brasil Autêntico.