Emagreça comendo chocolate. Ou não.

por Rafael Garcia, do blog "Teoria de Tudo" da Folha.com

Sempre que a Páscoa se aproxima, começam a aparecer estudos de nutrição sobre consumo de chocolate. O primeiro da safra deste ano saiu faltando três semanas para o feriado, com uma conclusão bem radical: “Adultos que consomem chocolate com mais frequência têm índice de massa corporal menor”.

Como muitos desses estudos são patrocinados pela indústria confeiteira, a primeira coisa a fazer é verificar se os autores declaram conflito de interesse. E desta vez passou: o trabalho com a alegação acima está na edição de hoje da “Archives of Internal Medicine”, revista respeitável publicada pela Associação Médica Americana, que exige de todos os seus autores que revelem conflitos financeiros.

O estudo em questão foi liderado por Beatrice Golomb, da Universidade da Califórnia em San Diego, e assinado por mais dois colegas. Todos trabalharam apenas com financiamento público. Lê-se que “os autores declaram não ter conflitos de interesse a revelar, mas professam um anti-conflito por meio de seus hábitos de compra de chocolate”, o que pode ser constatado na foto acima, distribuída pelo departamento de comunicação da UCSD.

Se o único viés dos cientistas é o gosto por trufas e bombons, vale a pena ver o que têm a dizer. A frase de efeito usada por Golomb para divulgar seu trabalho é revelada de maneira honesta logo de cara, com o estudo explicando que a “frequência” de consumo não estava relacionada à “quantidade” de chocolate ingerida pelas pessoas analisadas no estudo. Ainda assim, o trabalho tem algum mérito.

A pesquisa foi basicamente construída sobre entrevistas com voluntários –1.108 pessoas entre 20 e 85 anos– que revelavam quantas vezes comiam chocolate por semana. Para evitar correlações falsas, também foi estimado o consumo médio de calorias e o grau de sedentarismo das pessoas. Ao final, descartados fatores de confusão, o resultado da pesquisa de fato têm boa significância estatística.

Leia o post completo no Blog Teoria de Tudo