Mobilização global chama a atenção para as mudanças climáticas
Nos próximos dias 28 e 29 de novembro, pouco antes dos líderes mundiais se reunirem na Conferência de Paris, cidadãos de vários países levarão suas exigências para as ruas durante a Mobilização Mundial pelo Clima. Este será o início de duas semanas de intervenções ao longo da conferência, terminando em uma ação de larga escala em Paris no dia 12 de dezembro.
O objetivo da campanha global é chamar a atenção às mudanças climáticas e ao fim das emissões de gases poluentes. Para participar, basta encontrar um evento na sua região neste link. O momento final, em Paris, vai sinalizar aos governos que as pessoas continuarão lutando por ações mais eficazes, com o intuito de salvar o clima em 2016 e nos anos que virão.
O movimento trará grupos religiosos, sindicatos, povos indígenas, organizações de mulheres, ambientalistas, agricultores, camponeses, organizações comunitárias, famílias e cidadãos interessados. Este é um convite aberto para que todos façam parte.
- 1/3 das árvores corre o risco de desaparecer, diz relatório internacional
- 8 consequências das mudanças climáticas, segundo a ONU
- NASA chama a atenção para a seca do Solimões e queimadas
- Mudança climática fecha estação de esqui nos Alpes franceses
Como parte da campanha, no dia 29 de novembro, em São Paulo, ocorre uma grande marcha saindo do MASP, na avenida Paulista, até o Parque Ibirapuera. O grupo se reunirá às 11h em frente ao MASP para oficinas e atividades culturais e a marcha sairá às 14h do local em direção ao Ibirapuera, onde acontece o “Show pelo Clima“.
Para chamar a atenção para os problemas de mudança climática, a Ben & Jerry’s iniciou uma parceria com a Avaaz para colher assinaturas para uma petição que será entregue aos líderes globais no encontro da ONU.