Os parques nacionais do Iguaçu, no Paraná, e da Serra da Bocaina, entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, que são administrados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), estão com inscrições abertas para a seleção de voluntários.

O objetivo do programa de voluntariado desenvolvido nas Unidades de Conservação (UC) e centros de pesquisa é recrutar pessoas interessadas em ajudar na gestão das unidades e, ao mesmo tempo, despertar a cidadania e estimular o respeito ao meio ambiente.

Estudantes Universitários

divulgação

Créditos: divulgação

No parque do Iguaçu ficam as famosas cataratas, que atraem milhares de turistas por ano

No Parque do Iguaçu, o programa é direcionado a estudantes universitários dos cursos de Engenharia Ambiental, Pedagogia, Educação Física, Ciências Biológicas, Gestão Ambiental e Turismo.

São 50 vagas no total. O trabalho tem duração de março a dezembro, com carga horária mínima de 200 horas. Após a seleção dos estudantes, haverá a capacitação por meio de um minicurso de 20 horas com temas relacionados à UC: Educação Ambiental, Uso Público, Operacional e Monitoramento de Efluentes.

Entre as atividades a serem desenvolvidas pelos voluntários estão um mutirão ecológico e ações em datas específicas, como a Semana do Meio Ambiente, o Dia da Água e campanhas ambientais dentro da unidade de conservação.

divulgação

Créditos: divulgação

O Parque Nacional da Serra da Bocaina, que abrange Trindade e mais cinco municípios, não cobra ingressos para a visitação

Durante a Páscoa

No Parque Nacional da Serra da Bocaina, são oferecidas oito vagas para a área de uso público e espera-se do voluntário apenas que ele seja comunicativo com o público, saiba trabalhar em grupo e tenha interesse pela área ambiental.

Os trabalhos durarão apenas durante o feriado de Páscoa (27 a 31 de março), em Trindade, Paraty (RJ). Os selecionados contarão com infra-estrutura disponível de alojamento, transporte e alimentação.

 

Participe

As inscrições para a seleção de voluntários no Parque Nacional do Iguaçu vão até a terça-feira, 5 de março, e podem ser feitas pelo e-mail [email protected]. A equipe do parque confirmará a inscrição do candidato via e-mail ou telefone.

Já os interessados em participar do Programa de Voluntariado do Parque Nacional da Serra da Bocaina poderão enviar o currículo para o e-mail [email protected] até a quarta-feira, 6 de março. A previsão é que a divulgação da lista dos aprovados seja no dia 13 de março.