Baixe o seu manual gratuito de hortas urbanas
Não é de hoje que a gente mostra aqui no Menos 1 lixo como é fácil, bom e importante ter um alimento fresquinho na mesa. Você já aprendeu a fazer sua horta em casa – inclusive, em pequenos espaços, já viu a galera de Berlim transformar um aeroporto desativado num parque com horta comunitária e acompanhou também o lixão que virou área de lazer com hortinha para a comunidade no morro do Vidigal.
Tudo isso feito por indivíduos que, em comum, tinham a vontade de transformar o meio em que viviam. Agora chegou a nossa hora de arregaçar as mangas da camisa e o Instituto Pólis deu uma mãozinha: eles lançaram um manual gratuito de hortas urbanas.
Se você ainda não conhece o trabalho do instituto, vale a pena conferir! Eles são uma ONG e atuam no Brasil e no mundo em busca de cidades mais justas, sustentáveis e democráticas, por meio das seguintes áreas: Reforma Urbana (Direito à Cidade e Urbanismo), Democracia e Participação (Juventudes, Formação e Participação Cidadã), Inclusão e Sustentabilidade (Resíduos Sólidos, Desenvolvimento Local e Segurança Alimentar e Nutricional) e Cidadania Cultural (Convivência e Paz e Mídias Livres). Fantástico, né?
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- SP abre 4 mil vagas em 65 cursos gratuitos na área da cultura
- Embrapa abre mais de 100 cursos gratuitos de capacitação
- Embrapa: 73 cursos gratuitos online para capacitação no setor agrícola
A cartilha que ensina desde a organização do grupo para o cultivo ao aproveitamento integrais dos alimentos, e receitas deliciosas, está disponível para download gratuito e foi feita para o projeto Moradia urbana com tecnologia Social, da Fundação Banco do Brasil, em parceria com o Pólis. O principal objetivo é melhorar a alimentação das pessoas e o ambiente como um todo, favorecendo a relação desses indivíduos com o bairro que habitam, assim como com o seu entorno por conta do cultivo ecológico de alimentos e ervas medicinais em hortas, jardins, canteiros, e etc. Para continuar a leitura, clique aqui.