Campanha incentiva lavar roupas com apenas um enxágue para evitar desperdício de água

Promovido por OMO

Foto: Banco de imagens @ iStock

Em um cenário no qual o Rio de Janeiro passa pela pior crise hídrica dos últimos 80 anos e diversas regiões de São Paulo enfrentam racionamento, pensar em economizar água é mais do que uma atitude consciente, é uma obrigação.

E esta atitude não é restrita somente as pessoas, já que empresas de bens de consumo desempenham um importante papel na orientação e educação dos consumidores para escolhas com impacto positivo.

Um exemplo que se destaca neste sentido é o da OMO, que tem chamado a atenção para a mudança de hábitos na lavagem de roupa. Por meio de ações como #UmEnxagueBasta, a marca incentiva usuários de máquina de lavar a adotarem a prática de optar por apenas uma enxágue, uma vez que o potencial de economia é de mais de 200 bilhões de litros de água por ano.

Isso é possível uma vez que metade dos brasileiros tem o hábito de realizar dois ou mais enxágues no momento da lavagem, utilizando 60 litros de água em cada enxágue adicional. Faça as contas e multiplica esse número pelo número de vezes que cada família liga a máquina de lavar durante a semana. O resultado é o número graúdo acima.

Também dá para diminuir o consumo de água usando sempre que possível a capacidade máxima da máquina, além de utilizar a água do processo de lavagem para limpar a calçada e o quintal.