Centro comunitário sustentável é construído com materiais que iriam para o lixo

Texto por Camila Palmiere da Silva, aluna do Centro Universitário Senac

O lixo que nós descartamos pode ser reaproveitado de várias maneiras. Isso foi o que os habitantes do Malawi fizeram; deram uma nova utilidade para o que poderia ser descartado, usando o lixo para construir um centro comunitário sustentável no país.

O Centro Comunitário Kapita Earthship, como foi batizado, prestará serviços básicos à população carente da região de Mzimba e contará com estufas de alimentos, sistema de captação de água da chuva e painéis para captação de energia solar e promete oferecer água, energia, alimentos e outros recursos à população da região. O projeto contém até mesmo uma escola e um posto médico, que devem melhorar a qualidade de vida dos habitantes do local. No local, serão atendidas ao todo 38 comunidades.

Construção do Centro Comunitário Sustentável

Imagem via Hypeness

Parte das obras está sendo viabilizada pelo escritório Earthship Biotecture, porém, ainda é necessário arrecadar U$ 60.000 (cerca de R$ 160.000) em doações, além de reunir 40 voluntários para trabalhar no local, a fim de que a construção seja finalizada. O espaço está sendo projetado em formato de flor e conta com a participação da população na construção, fazendo com que o envolvimento do povo se dê desde o início do projeto.

Construção finalizada