Ilha na Dinamarca tem 100% de sua energia proveniente de fontes renováveis

divulgação
Turbinas em alto mar na ilha de Samso

Segundo o site de notícias, Ciclo Vivo, Samso é uma ilha com 15 km de extensão localizada na Costa Leste da Dinamarca. O local é moradia para mais de 4 mil pessoas e possui 100% de sua energia proveniente de fontes renováveis.

O fato é resultado do projeto que teve início em 1997 quando a ilha dinamarquesa ganhou um concurso patrocinado pelo Ministério Dinamarquês de Ambiente e Energia. A península é conhecida pela produção de laticínios e criação de suínos e se tornou modelo para energia sustentável ficando livre de carbono.

O governo, porém não ofereceu financiamento, muito menos incentivos fiscais ou conhecimentos técnicos. Segundo o site de notícias, quase toda energia local provinha de petróleo ou carvão. Porém, o morador nativo da ilha, Soren Hermansen, viu uma oportunidade com o prêmio e decidiu engajar os moradores locais na empreitada. Adquiriram novas turbinas eólicas e conseguiram gerar um capital para a construção de 21 turbinas em terra e alto mar. Os ilhéus utilizam sobras da agricultura para produzir calor e água quente. Toda a energia que sobra é repassada à rede pública e também vendida pelo mercado de carbono.

A ilha usa cabos submarinos para exportar eletricidade para o continente. O lucro de R$ 80 milhões por ano é usado em obras sociais pela associação de moradores. Como resultado, a comunidade possui um dos maiores índices de qualidade de vida do mundo. Existem poucos veículos à combustão por lá, a maioria são elétricos.